limpar filtros
Questões por página:
Nos últimos anos, a Tripanossomose bovina tem sido relatada em vários estados brasileiros. É correto afirmar que

Caso Clínico: Você foi chamado para atender um cavalo da raça Quarto de Milha de vaquejada com Claudicação grau III em membro torácico direito há 4 dias. Ao exame clínico notou um edema lateralizado e doloroso de canela, sem alterações dignas de nota no exame ultrassonográfico de tendões. Ao exame radiológico, na incidência ou projeção dorsomedial-palmarolateral, obteve-se a seguinte imagem:


Em relação ao caso clínico, qual diagnóstico e tratamento adequados?

Com relação às afecções de pele em grandes animais, é correto afirmar:
Caso Clínico: Égua Mangalarga Marchador, de 8 anos, com claudicação Grau V nos membros torácicos, sem conseguir retirar o membro direito do solo, com sensibilidade exacerbada na sola. O quadro surgiu após prova de vaquejada há cerca de 4 meses. No raio-X, a imagem do membro torácico esquerdo evidenciou laminite crônica (rotação de falange distal maior que 15º), conforme imagem abaixo.


Dadas as afirmativas sobre esse caso,
I. Uma das alternativas terapêuticas é a tenotomia do flexor digital superficial.
II. Rotações de falange distal entre 15 a 20º, se bem cuidadas, têm prognóstico bom e retorno do equino à carreira atlética.
III. Se houver perfuração de sola, uma das alternativas para combater a osteomielite é o fresamento da terceira falange.
verifica-se que está(ão) correta(s) apenas

A técnica cirúrgica de omentopexia pela fossa paralombar direita em bovinos é realizada em algumas situações clínicas específicas. Dadas as afirmativas sobre essa técnica,


I. É indicada para deslocamento do abomaso para o lado direito, além de dilatação do lado direito com ou sem torção.

II. O procedimento é realizado com o animal em posição quadrupedal, podendo utilizar-se as técnicas de anestesia local paravertebral, “L” invertido ou linear em leque.

III. Manipulações desnecessárias do duodeno durante a cirurgia podem ocasionar duodenite.


verifica-se que está(ão) correta(s)