limpar filtros
Questões por página:
O serviço prestado pelo laboratório clínico é uma atividade complexa influenciada por vários fatores internos e ambientais que podem comprometer seus resultados. A complexidade da prestação de serviços médico-laboratoriais evidencia a necessidade de os laboratórios clínicos repensarem suas estruturas, seus processos e também suas relações de trabalho, pois seus serviços estão profundamente comprometidos com a qualidade dos resultados. Nesse contexto surge a Gestão da Qualidade, envolvendo um conjunto de técnicas e procedimentos operacionais que se destinam a monitorar a qualidade dos exames. Sendo assim, o Controle de Qualidade Interno consiste:

Avalie as proposições que se seguem:


I) A haptoglobina é uma proteína de fase aguda produzida no fígado, que se liga irreversivelmente à hemoglobina após a ocorrência de hemólise, formando um complexo que é removido pelas células de Kupffer.

Assim,

II) É o marcador mais sensível de hemólise intravascular, sendo que, nestes casos, seus valores aparecem diminuídos, como acontece em algumas hemoglobinopatias, nas anemias macrocíticas megaloblásticas e nas anemias induzidas por drogas.


Assinale a alternativa correta:

O hipertireoidismo é uma doença que apresenta diversas etiologias, com quadro clínico variável dependendo da idade, dos níveis dos hormônios tireoidianos e do tempo entre o início dos sintomas e o início da terapia. Está associado ao aumento da mortalidade tanto na forma aguda (crise tireotóxica) como na sua apresentação subclínica. A causa mais comum dohipertireoidismo é a doença de Graves que tem o diagnóstico confirmadopela presença de:
A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio glicoproteico de dupla cadeia, produzido pelas células do sinciciotrofoblasto da placenta, normalmente encontrado no sangue e naurina. A respeito do teste de gravidez na urina e no soro, assinale aalternativa correta.
As principais adaptações à anemia ocorrem no sistema cardiovascular (com aumento do volume sistólico e taquicardia) e na curva de dissociação de O2 da hemoglobina. Alguns pacientes com anemia severa podem não ter nem sinais nem sintomas, enquanto outros, com anemia leve, podem ter incapacidade intensa. Diante do exposto, avalie os itens que se seguem:

I) A presença ou a ausência de características clínicas pode ser considerada de acordo com quatro fatores principais: velocidade de instalação da anemia, intensidade da anemia, idade e curva de dissociação da hemoglobina. II) As anemias rapidamente progressivas, como por exemplo em decorrência de eventos hemorrágicos, causam sinais e sintomas mais significativos que anemias de instalação lenta. III) Pacientes idosos tendem a tolerar mais a quadros de anemia que pacientes jovens. IV) Em geral, a anemia é acompanhada de aumento de 2,3-DPG nos eritrócitos e de desvio para a direita da curva de dissociação de oxigênio da hemoglobina, de modo que o oxigênio é liberado mais prontamente para os tecidos.

É correto o que se afirma em: