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No nível hierárquico da educação física, o último nível apresentado por Betti (1991), “embora os graus de liberdade tenham diminuído, pois muitas decisões já foram tomadas nos níveis superiores, eles ainda são muitos para o professor, ou seja, ele pode ou não acatar as sinalizações dos níveis superiores”, quer dizer, em última análise:

In Betti (1991, p.162) “A ausência de reflexão teórica e de produção de conhecimentos científicos, e a consequente falta de realimentação das práticas foram fatores que retardaram a caracterização da Educação Física como área de conhecimento específico e facilitaram a sua instrumentalização para fins diversos, já que ela tem sido historicamente considerada pelo sistema educacional brasileiro como...”:

A educação física escolar para Betti (1991) é concebida como um sistema aberto e hierárquico, sendo constituído de quatro níveis: o primeiro é o Macrossocial; o segundo é o Sistema Educacional; o terceiro é o Sistema Escolar, e o quarto é a Educação Física; sendo que o quarto é subsistema do terceiro; o terceiro é subsistema do segundo e, este, do primeiro. Assim:
Betti (1191) compreende duas grandes contribuições da VISÃO SOCIOLÓGICA SITÊMICA, para compreensão da trajetória histórica da educação física, sendo que a primeira “propõe uma integração entre as teorias psicológicas e sociológicas para explicar a vida social, e como o indivíduo participa na sua construção.” Assim, o modelo proposto vai do:
Betti (1991), no livro intitulado EDUCAÇÃO FÍSICA E SOCIEDADE, no sentido de compreender a trajetória histórica da educação física, utilizou como principal fonte para a concepção metodológica do seu estudo a SOCIOLOGIA, baseada na moderna TEORIA DOS SISTEMAS, sendo esta, uma teoria que permite “lidar com totalidades complexas, composta por um número grande, porém limitado de variáveis”, evitando abordagem reducionista. Assim, compreende UM SISTEMA como: