Questões do concurso:
        SAP-CE - 2013 - Questões de Concurso Público DETRAN-MA 2013 
      
      
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            Questões por página:
    
                    
                Concurso:
                SAP-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Transportes e Trânsito                    
                  
                  
                
              
                O gráfico a seguir indica a variação do número de veículos por hora contra o número de veículos por km em uma rodovia.
 
Tomando por base esse gráfico, para iniciar um congestionamento, o número de veículos em 1 km nessa rodovia é de
    
    
 Tomando por base esse gráfico, para iniciar um congestionamento, o número de veículos em 1 km nessa rodovia é de
                Concurso:
                SAP-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Transportes e Trânsito                    
                  
                  
                
              
                Sobre os efeitos do  greide nas faixas de mudança de velocidade próximas a interseções, analise as afirmativas a seguir. 
I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.
II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.
III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.
Assinale:
   
    I. O greide ascendente diminui o comprimento da faixa de desaceleração e aumenta o comprimento da faixa de aceleração.
II. O greide descendente aumenta o comprimento da faixa de desaceleração e diminui o comprimento da faixa de aceleração.
III. Ao serem projetadas interseções em níveis diferentes, é conveniente fazer a rodovia principal passar sobre a rodovia secundária.
Assinale:
                Concurso:
                SAP-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Transportes e Trânsito                    
                  
                  
                
              
                Em 1 km de uma rodovia composta por duas faixas em uma direção,  foram observados 10 veículos por faixa. Sabendo que cada carro percorre 10 m a cada 0,5 s,  o número de veículos nessa rodovia, em 10 minutos,  será de
   
    
                Concurso:
                SAP-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Transportes e Trânsito                    
                  
                  
                
              
                Um veículo transita a uma velocidade de 36 km/h,  quando seu condutor percebe que há um veículo parado à sua frente. Admitindo que o coeficiente de atrito entre os pneus do veículo e o pavimento é de 0,4 e que a aceleração da gravidade vale 10 m/s², a distância percorrida pelo veículo desde o momento em que o condutor aciona o pedal do freio,  iniciando a desaceleração,  até o instante em que o veículo para totalmente é de, aproximadamente, 
   
    
                Concurso:
                SAP-CE
              
              
              
              
                
                  Disciplina:
                  
                    
                      Engenharia de Transportes e Trânsito                    
                  
                  
                
              
                Com relação aos parâmetros que influenciam o tempo de percepção e reação (TPR ou PIEV), analise as afirmativas a seguir: 
I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15° a 20°.
II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.
III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.
Assinale:
   
    I. A acuidade visual máxima do ser humano está compreendida na faixa de 15° a 20°.
II. Quanto mais iluminada a via, menor o TPR.
III. A padronização da sinalização de trânsito diminui o TPR.
Assinale: