Questões do concurso:
        UNEMAT - MT - 2024 - CESGRANRIO - 2024 - UNEMAT - Museólogo
      
      
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                         Jean Devallon (2010), ao refletir sobre a concepção de exposição, com base na relação comunicação e sociedade, indica que “na tradição das ciências da informação e da comunicação, o termo ‘comunicação’ designa três tipos [modelos] de processos diferentes”.  
No âmbito desses processos, encontra-se a exposição, que pertence ao modelo
    No âmbito desses processos, encontra-se a exposição, que pertence ao modelo
     Considerando-se a Resolução do ICOM-CC/2008, que aborda “Terminologia para a definição da conservação- -restauro do patrimônio cultural material”, enquadram-se como exemplos de ações relativas à conservação reparadora:   
         Consta na Cartilha Gestão de Riscos ao Patrimônio Musealizado Brasileiro que, na fase de elaboração e implementação de Planos de Gestão de Risco, é fundamental compreender que “as ações de controle e tratamento que devem ser tomadas face aos agentes de risco são: identificar, detectar, bloquear, responder e recuperar”.  
As três primeiras ações encontram-se no escopo das medidas tomadas para limitar ou reduzir o impacto dos agentes de risco na edificação ou acervo, devendo ser acionadas durante o processo de
    As três primeiras ações encontram-se no escopo das medidas tomadas para limitar ou reduzir o impacto dos agentes de risco na edificação ou acervo, devendo ser acionadas durante o processo de
     O museólogo tcheco Zbynek Zbyslav Stránský é expoente no processo de constituição da Museologia disciplinar no leste europeu, tendo suas perspectivas teóricas circulado internacionalmente, inclusive no Brasil. 
Qual é o diferencial referente ao seu pensamento, especialmente no período entre 1965 e 1995?
    Qual é o diferencial referente ao seu pensamento, especialmente no período entre 1965 e 1995?
     Existem mais de 7,7 bilhões de pessoas na Terra, e nenhuma é igual a outra. São todas únicas em repertório e necessidades. Mas todas merecem ser vistas e acolhidas com igual valor. Uma vez que aceitamos esse fato e reconhecemos a importância de cada pessoa,  nos deparamos com a necessidade de eliminar as barreiras vivenciadas por cada indivíduo. Eliminar barreiras à participação é importante para que cada pessoa siga sua trajetória em se tornar a melhor versão de si mesma e contribuindo com seu repertório único para o desenvolvimento da sociedade. Por isso, a segunda condição para que a inclusão aconteça é a promoção da acessibilidade. Promover acessibilidade significa eliminar barreiras e implementar facilitadores. 
 
Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/ article/view/33960. Acesso em: 12 dez.2023.
  
  
Ao associar as palavras da autora do trecho acima, Renata Andrade, ao que preconiza o Estatuto de Museus, verifica-se que o conceito de acessibilidade empregado na política de museus é o da acessibilidade
     
    Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/museologia/ article/view/33960. Acesso em: 12 dez.2023.
Ao associar as palavras da autora do trecho acima, Renata Andrade, ao que preconiza o Estatuto de Museus, verifica-se que o conceito de acessibilidade empregado na política de museus é o da acessibilidade
