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As Ciências da Natureza e suas Tecnologias englobam conhecimentos interdisciplinares que permitem compreender fenômenos naturais, desenvolver soluções tecnológicas e avaliar impactos ambientais e sociais. No contexto educacional, essa área do conhecimento busca fomentar o pensamento crítico e a tomada de decisões informadas. Sobre os princípios e aplicações das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, assinale a alternativa CORRETA.
A relação entre Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS) tem sido um eixo fundamental para a educação científica contemporânea. O enfoque CTS busca desenvolver nos estudantes uma compreensão crítica sobre o impacto da ciência e da tecnologia na sociedade, promovendo a reflexão ética e a participação cidadã.
Com base nessa perspectiva, assinale a alternativa que NÃO representa um princípio da abordagem CTS no ensino de Ciências.
A educação em Ciências tem passado por transformações metodológicas, buscando superar práticas tradicionais baseadas na memorização e na transmissão passiva do conhecimento. Entre as principais abordagens pedagógicas contemporâneas, destacam-se o ensino por investigação, a aprendizagem baseada em problemas e a contextualização dos conteúdos científicos.
Sobre as tendências pedagógicas e metodologias do ensino de Ciências, analise as afirmativas a seguir:
I. O ensino por investigação permite que os alunos construam conhecimento por meio da formulação de hipóteses, experimentação e análise crítica dos resultados, desenvolvendo habilidades de pensamento científico.
II. A abordagem tradicional, caracterizada pela ênfase na exposição oral do professor e na memorização de conceitos, é a mais recomendada para desenvolver o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.
III. A Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) favorece a contextualização dos conceitos científicos, incentivando os alunos a resolverem situações reais, promovendo a interdisciplinaridade e o protagonismo discente.
IV. As metodologias ativas de ensino, como a sala de aula invertida e o ensino híbrido, contribuem para a diversificação das práticas pedagógicas, tornando a aprendizagem mais significativa e interativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
Sobre os Biomas brasileiros são feitas as afirmativas abaixo. Leia-as e assinale a alternativa referente às identificações dos biomas respectivamente.
I. Bioma exclusivo do Brasil e apresenta condições ambientais muito críticas, em razão do seu clima semiárido. É nela que as secas, que constituem um dos tipos de desastre mais comuns no país, atinge milhões de brasileiros todos os anos, causando um grave problema social, que, apesar de conhecido e sempre noticiado, ainda não recebe o devido tratamento.
II. Esse bioma constitui a savana mais rica em espécies, abrigando 5% da biodiversidade do planeta. No entanto, é ainda um dos mais ameaçados do Brasil. Seu solo é ácido e pouco fértil, além de apresentar altos níveis de alumínio e ferro.
III. Esse bioma constitui uma área de transição entre o Cerrado, a região amazônica e o Chaco boliviano, chegando a ter dois terços de seu território alagado durante o período chuvoso.
IV. Esse bioma cobre boa parte do litoral do Brasil e ocupava, originalmente,16% do território brasileiro, seguindo do Rio Grande do Norte e do Ceará até o Rio Grande do Sul. No entanto, o processo de devastação foi tão intenso ao longo dos anos que hoje restam menos de 10% da cobertura florestal original.
V. Conhecidos como Campos Sulinos, são encontrados somente nesse Estado, mas o bioma também está presente em parte do Uruguai e da Argentina. Com clima temperado, apresentando temperaturas médias de 18 °C e alcançando eventualmente temperaturas abaixo de 0 °C, têm paisagens variadas que vão de serras a planícies, com predomínio de vegetação campestre e arbustiva.
VI. O clima nesse bioma é tropical úmido, apresentando temperaturas elevadas e chuvas frequentes. É também nesse bioma que se encontra a maior reserva superficial de água doce conhecida no mundo.
Os biomas identificados respectivamente são:
Os riscos à saúde pública estão ligados a alguns fatores possíveis e indesejáveis de ocorrerem em áreas urbanas e rurais, os quais podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado de serviços de saneamento. (FUNASA,2025).
Dentro desse contexto, segundo a FUNASA, são exemplos dos efeitos das ações de saneamento na saúde, EXCETO: