50 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 10
Questões por página:
Leia o fragmento a seguir.
“... o espaço é rico em significados, podendo ser “lido” em suas representações, mostrando a cultura em que está inserido através de ritos sociais, de colocação e de uso dos objetos, de relações interpessoais, etc. Por meio da leitura “das paredes e das organizações dos espaços” das salas de aula de instituições de educação infantil, é possível depreender que concepção de criança e de educação o educador tem.”
HORN, Maria da Graça Souza. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil. Porto Alegre: Artmed,2004.
Com relação aos tempos, espaços e materiais, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) As eventuais restrições colocadas pela estrutura física da instituição impossibilitam a realização do trabalho pedagógico centrado na criança.
( ) Na definição dos horários, o planejamento docente tem a função primordial de estruturar a rotina em sala de aula.
( ) A funcionalidade e o critério estético devem ser considerados para a aquisição ou confecção de materiais, livros, brinquedos e demais objetos de uso frequente pelas crianças.
Sobre as especificidades dos dois ciclos da Educação Infantil, analise os dois quadros a seguir.
Proposições Curriculares para a Educação Infantil: Fundamentos / Ana Cláudia Figueiredo Brasil Silva Melo (org.) - Belo Horizonte: SMED,2014.
Assinale a opção que apresenta o significado das setas de fora para dentro e das setas de mão dupla.
Leia o fragmento a seguir.
Apesar dos inúmeros espaços de formação e avanços na legislação que garantem os direitos das crianças desta faixa etária, ainda é complexa a concretização no cotidiano dos centros de educação infantil, de tempos e espaços que garantam o brincar, a autonomia, o respeito e os interesses individuais: muitas crianças ainda continuam carecendo destas oportunidades.
FRIEDMANN, Adriana. O que é a Infância? Porto Alegre: Artmed.
Revista Pátio na Educação Infantil. Ano II, nº 6.2005.
Assinale a opção que indica o principal caminho para que as escolas de Educação Infantil possam garantir que os direitos das crianças sejam de fato assegurados.
Assinale o critério correto de seleção dos registros para a composição da documentação pedagógica.
Por meio da Associação de Pais e Mestres (APM), as famílias conseguem ter uma atuação direta e mais efetiva no processo educacional das crianças.
Com relação à Associação de Pais e Mestres (APM), analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Permite que famílias e escola dialoguem, promovendo uma integração da comunidade com a instituição de forma democrática.
( ) Não existe legislação federal que trate especificamente da criação e da gestão das APMs no sistema educacional brasileiro.
( ) A APM é o órgão máximo de decisão de uma escola, envolvendo professores, pais, alunos, especialistas e funcionários.