limpar filtros
Questões por página:

Durante o transporte de uma vítima que apresenta trauma músculo-esquelético em MID, na qual foi realizada imobilização da extremidade afetada, o técnico de enfermagem observa que o tempo de enchimento capilar dos pododáctilos está aumentando. Este sinal indica que está ocorrendo:

Além de treinamento, calma, bom senso e segurança do técnico de enfermagem que atende a vítima, são preceitos objetivos básicos de atendimento a primeiro socorros:

São sinais de envenenamento via corrente sanguínea.

Sobre a portaria n.º 1600/2011, que reformula a Política Nacional de Atenção às urgências e institui a rede de atenção às urgências no Sistema Único de Saúde, o Art.2.° constitui como diretrizes da Rede de Atenção às Urgências, as seguintes afirmativas:

I. ampliação do acesso e acolhimento aos casos agudos demandados aos serviços de saúde em todos os pontos de atenção, contemplando a classificação de risco e intervenção adequada e necessária aos diferentes agravos (§ I).

II. regionalização do atendimento às urgências com articulação das diversas redes de atenção e acesso regulado aos serviços de saúde (§ III).

III. garantia de implantação de modelo de atenção de caráter uniprofissional, compartilhado por atendimento individual (§ V).

IV. monitoramento e avaliação da qualidade dos serviços através de indicadores de desempenho que investiguem a efetividade e a resolutividade da atenção (§ IX).

V. participação e controle social dos usuários sobre os serviços de atenção básica (§ XI).

Sendo assim, está correto o que se afirma em:

Sobre a portaria n.º 2.026/2011 que trata das diretrizes para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192), analise as afirmativas abaixo:

I. O § I do Art.2.º considera SAMU um componente assistencial móvel da Rede de Atenção às Urgências que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica, psiquiátrica, entre outras) que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte, mediante o envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado pelo número "192" e acionado por uma Central de Regulação Médica das Urgências.

II. O § II do Art.2.º considera Central de Regulação Médica das Urgências: estrutura física constituída por profissionais (médicos, telefonistas auxiliares de regulação médica (TARM) e rádio-operadores (RO)) capacitados em regulação dos chamados telefônicos que demandam orientação e/ou atendimento de urgência, por meio de uma classificação e priorização das necessidades de assistência em urgência, além de ordenar o fluxo efetivo das referências e contra-referências dentro de uma Rede de Atenção.

III. Os § I e II do Art.5º consideram Unidades Móveis para atendimento de urgência: Unidade de Suporte Básico de Vida Terrestre, tripulada por no mínimo 2 (dois) profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência e um técnico ou auxiliar de enfermagem; e, Unidade de Suporte Avançado de Vida Terrestre: tripulada por no mínimo 3 profissionais, sendo um condutor de veículo de urgência, um enfermeiro e um médico.

IV. O § IV do Art.5º considera Equipe de Embarcação: composta por 2 (dois) profissionais, contando com o condutor da embarcação e um auxiliar/técnico de enfermagem, para suporte básico de vida.

Sendo assim, está correto o que se afirma em: