limpar filtros
Questões por página:
A síndrome de dependência de álcool (SDA) é definida como um estado psíquico e físico resultante da ingestão repetitiva de álcool, incluindo a compulsão para ingerir bebidas alcoólicas de modo contínuo ou periódico, havendo a perda do controle. Alguns sintomas são evidentes, como o empobrecimento do repertório, assim descrito:
É o termo que se dá ao desejo intenso de usar uma substância. A palavra era utilizada apenas pelos usuários de substâncias, mas atualmente foi incorporada pela terminologia técnica:
O comer compulsivo (binge eating) é um quadro próximo ao da bulimia, mas dela se diferencia:

I - pela ausência de vômitos e purgações autoinduzidas.
II - por marcante sentimento de culpa ou desconforto após haver comido uma quantidade muito exagerada de alimentos em curto período de tempo.
III - alterações endócrinas (amenorreia, hipercortisolemia, elevação do hormônio do crescimento e secreção anormal de insulina), metabólicas e eletrolíticas em consequência do grave estado nutricional.

É correto o que se afirma em:
Leia:

Impulso patológico de destruir os objetos que circundam o indivíduo. Está associado geralmente a estados de excitação impulsiva intensa e agressiva. Ocorre nas psicoses (principalmente esquizofrenia e mania), em alguns quadros de intoxicação por psicotrópicos, em indivíduos com transtornos da personalidade (explosiva, borderline, sociopática, etc.) e em alguns deficientes mentais.

O excerto define:
Leia:

“Ocorre como impulso ou compulsão periódica para ingestão de grandes quantidades de álcool. O indivíduo bebe seguidamente até ficar inconsciente; a crise é superada, voltando o paciente à situação anterior, havendo geralmente amnésia retrógrada para o ocorrido.”

O excerto define: