limpar filtros
Questões por página:
Analise os depoimentos abaixo em relação aos estudos de Hoffmann (2014) sobre avaliação mediadora, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) “Uma boa prática avaliativa dá mais importância aos resultados do que aos processos”. ( ) “O objetivo principal da avaliação é apontar rumos da prática, possibilitando incluir as crianças pelos mais variados meios”. ( ) “Toda a ação de avaliação é neutra, porque quem avalia tem por base a concepção de promoção”. ( ) “Cabe ao educador o registro de todas as ações desenvolvidas pelas crianças, que podem ser fotos, relatos e outros”. ( ) “A avaliação é mais correta quando usamos pesos, medidas e estatísticas”.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A escola valoriza alguns conhecimentos mais do que outros e exige que todos os alunos deem conta dos diversos conteúdos abordados pelo professor. Analise as seguintes ideias de Moretto (2003) em relação ao ensino tradicional:
I. Em muitos casos, as informações repassadas não possuem o menor significado para o aluno. II. O papel do aluno é escolher o que precisa ou não saber e a maneira pela qual a aprendizagem é desenvolvida. III. O aluno observa e faz comparações entre a experiências já vividas com a experiência que ele adquire no momento da atividade. IV. Ao aluno cabe aprender o conteúdo transmitido e repeti-lo no momento da verificação da aprendizagem.
Quais estão corretas?
Analise as afirmações abaixo que enfatizam a evolução do processo de alfabetização na perspectiva construtivista segundo o pensamento de Artur Gomes Morais:
I. A leitura deve ser uma constante nas atividades escolares e estar inserida em todos os momentos da aula, pois dessa forma o aluno sentirá sua importância. II. A escrita é um sistema notacional e não um código, seu aprendizado é um processo cognitivo que envolve um conjunto de outros fatores, no qual as habilidades perceptivas e motoras não têm uma carga principal. III. O importante é estimular a consciência fonológica para que o aluno realize o processo de decodificação do sistema alfabético, partindo do mais simples para o mais complexo.
Quais estão INCORRETAS?
Em Florianópolis (SC), a “Escola dos Sonhos” construiu um ambiente educacional que utiliza a metodologia de projetos e acaba com a divisão por séries, atuando de forma inclusiva ou diferenciada. Analise as ideias de Perrenoud (2000) sobre o assunto, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A discriminação positiva considera e atende as necessidades de cada aluno, dedicando mais atenção e energia a quem precisa mais. ( ) A prática pedagógica inclusiva requer que o professor trabalhe de forma igual com todas as crianças. ( ) A igualdade de oportunidades não garante a igualdade na aprendizagem. ( ) A diferenciação respeita a individualidade do aluno e fornece os meios para potencializar a sua aprendizagem.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo Sacristán (1998), “O valor de qualquer currículo, de toda proposta de ________ para a prática educativa, se comprova na realidade na qual se realiza, na forma como se concretiza em situações ______. O currículo na ação é a última _________ de seu valor, pois, enfim, é na _________ que todo projeto, toda ideia, toda intenção, se faz realidade de uma forma ou outra; se manifesta, adquire significado e valor, independentemente de declarações e propósitos de partida. Às vezes, também, à margem das intenções a prática reflete pressupostos e valores muito diversos”.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.