Questões do concurso:
Prefeitura de São João do Rio do Peixe - PB - 2025 - EDUCA - 2025 - Prefeitura de São João do Rio do Peixe - PB - Psicopedagogo
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Disciplina:
Pedagogia
As abordagens de Henri Wallon e da Psicanálise oferecem perspectivas distintas, porém complementares, sobre o sujeito em processo de aprendizagem.
Com base nas contribuições dessas teorias para a prática psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A Teoria Walloniana compreende o desenvolvimento infantil como um processo que articula cognição, afetividade, motricidade e socialização, sendo as emoções vistas como estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do inconsciente, entende a dificuldade de aprendizagem como um possível sintoma, que pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo educativo, pois compromete a formação das funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações verbais e não verbais do sujeito é um princípio compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica quanto pela teoria de Wallon.
Assinale a alternativa CORRETA:
Com base nas contribuições dessas teorias para a prática psicopedagógica, analise as afirmativas a seguir:
I. A Teoria Walloniana compreende o desenvolvimento infantil como um processo que articula cognição, afetividade, motricidade e socialização, sendo as emoções vistas como estruturantes do pensamento.
II. A Psicanálise, ao considerar a existência do inconsciente, entende a dificuldade de aprendizagem como um possível sintoma, que pode estar relacionado a conflitos psíquicos e ao desejo do sujeito.
III. Para Wallon, o erro deve ser evitado no processo educativo, pois compromete a formação das funções cognitivas superiores.
IV. A escuta sensível e atenta às manifestações verbais e não verbais do sujeito é um princípio compartilhado tanto pela abordagem psicanalítica quanto pela teoria de Wallon.
Assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
A teoria psicogenética de Jean Piaget contribui significativamente para a compreensão das dificuldades de aprendizagem ao considerar os processos internos de construção do conhecimento. Os pressupostos piagetianos são:
I. O processo de equilibração implica o constante desequilíbrio entre assimilação e acomodação, o que favorece o avanço das estruturas cognitivas.
II. O sujeito da aprendizagem é ativo, interagindo com o meio físico e social, o que implica que o erro tem valor formativo no processo de construção do conhecimento.
III. A aprendizagem significativa, segundo Piaget, ocorre quando o conhecimento é transmitido de forma estruturada e direta, sendo consolidado pela repetição e reforço.
IV. A passagem de um estágio para outro depende exclusivamente da maturação biológica, sendo o ambiente apenas um fator secundário.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. O processo de equilibração implica o constante desequilíbrio entre assimilação e acomodação, o que favorece o avanço das estruturas cognitivas.
II. O sujeito da aprendizagem é ativo, interagindo com o meio físico e social, o que implica que o erro tem valor formativo no processo de construção do conhecimento.
III. A aprendizagem significativa, segundo Piaget, ocorre quando o conhecimento é transmitido de forma estruturada e direta, sendo consolidado pela repetição e reforço.
IV. A passagem de um estágio para outro depende exclusivamente da maturação biológica, sendo o ambiente apenas um fator secundário.
Assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
Lev Vygotsky destacou o papel central da interação social no desenvolvimento das funções psicológicas superiores. No contexto psicopedagógico, sua teoria tem implicações diretas na avaliação e intervenção de dificuldades de aprendizagem.
A respeito dos principais conceitos da teoria vygotskyana, assinale a alternativa CORRETA:
A respeito dos principais conceitos da teoria vygotskyana, assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
Analise as afirmativas que tratam da atuação do Psicopedagogo no ambiente escolar:
I. A atuação do psicopedagogo institucional pressupõe a escuta ativa e o diálogo com professores e famílias, permitindo compreender as dificuldades de aprendizagem a partir de múltiplas perspectivas.
II. A função do psicopedagogo restringe-se à análise individual do aluno, sendo desnecessária a articulação com outros profissionais da escola.
III. O Psicopedagogo deve colaborar na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre os sujeitos do processo educativo.
IV. A atuação psicopedagógica escolar visa substituir o trabalho do professor em sala de aula, propondo intervenções pedagógicas diretas e permanentes com os alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
I. A atuação do psicopedagogo institucional pressupõe a escuta ativa e o diálogo com professores e famílias, permitindo compreender as dificuldades de aprendizagem a partir de múltiplas perspectivas.
II. A função do psicopedagogo restringe-se à análise individual do aluno, sendo desnecessária a articulação com outros profissionais da escola.
III. O Psicopedagogo deve colaborar na construção de práticas pedagógicas mais inclusivas, promovendo o fortalecimento dos vínculos entre os sujeitos do processo educativo.
IV. A atuação psicopedagógica escolar visa substituir o trabalho do professor em sala de aula, propondo intervenções pedagógicas diretas e permanentes com os alunos.
Assinale a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Pedagogia
As dificuldades de aprendizagem são fenômenos complexos que envolvem múltiplas dimensões do desenvolvimento humano.
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação mais CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem:
Assinale a alternativa que apresenta uma afirmação mais CORRETA sobre as dificuldades de aprendizagem: