Questões do concurso:
TJ-RO - 2025 - Instituto Consulplan - 2025 - TJ-RO - Analista Judiciário - Médico Clínico Geral
limpar filtros
60 Questões de concurso encontradas
Página 4 de 12
Questões por página:
Questões por página:
A doença de Chagas é uma zoonose tropical causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi, que apresenta manifestações clínicas variáveis entre suas fases aguda e crônica. Além disso, é uma doença de grande relevância para a saúde pública no Brasil. Em relação à fisiopatologia, diagnóstico e tratamento da doença de Chagas, assinale a afirmativa correta.
A tuberculose (TB) é uma das principais doenças infecciosas globais, causada pelo Mycobacterium tuberculosis. No Brasil, representa um importante problema de saúde pública, especialmente em populações vulneráveis. Sobre a tuberculose, assinale a afirmativa correta.
Homem,32 anos, procura o pronto-socorro relatando episódios de dor de cabeça intensa há duas semanas. Ele descreve a dor como unilateral, ao redor do olho direito, com duração de 30 a 90 minutos, ocorrendo, principalmente, à noite. As crises são acompanhadas por lacrimejamento, congestão nasal ipsilateral e sensação de inquietação. Afirma, ainda, que os episódios ocorrem diariamente, de uma a três vezes por dia, e que a dor é incapacitante. Relata que o uso de analgésicos comuns não trouxe alívio. Ao exame físico, há edema palpebral leve no lado afetado durante a crise, mas sem outros achados neurológicos. O exame de imagem craniana solicitado é normal. Com base no caso hipotético, qual é o diagnóstico mais provável e a conduta inicial?
Mulher,34 anos, apresenta febre alta (39°C), dor abdominal no quadrante superior direito e icterícia há dois dias. Ela também relata náuseas, calafrios e episódios de confusão mental. O exame físico revela sensibilidade à palpação no hipocôndrio direito e icterícia escleral. Seus sinais vitais mostram hipotensão (90 x 60 mmHg) e taquicardia (110 bpm). Exames laboratoriais revelam leucocitose com desvio à esquerda, elevação significativa de bilirrubinas (total: 6,2 mg/dL, direta: 5,8 mg/dL) e níveis de fosfatase alcalina elevados. A ultrassonografia abdominal evidencia dilatação das vias biliares intra e extra-hepáticas e cálculos no ducto colédoco. De acordo com a situação hipotética, qual a conduta mais apropriada para o manejo inicial da paciente?
Homem,45 anos, apresenta dispneia progressiva há seis meses, edema em membros inferiores e fadiga intensa. Relata história de tuberculose tratada há dez anos. Ao exame físico, observa-se distensão jugular aumentada, hepatomegalia e ascite. A ausculta cardíaca revela som pericárdico de “knock”. O eletrocardiograma não apresenta alterações significativas, mas o ecocardiograma sugere espessamento pericárdico com restrição ao enchimento diastólico ventricular. A radiografia de tórax evidencia calcificações na região pericárdica. Considerando o caso hipotético, qual é o próximo passo diagnóstico ou terapêutico mais indicado?