limpar filtros
Questões por página:
Durante o exercício da profissão, João decide tomar uma atitude que beneficia exclusivamente seus interesses pessoais, mesmo que sem causar dano direto a terceiros. Essa conduta pode ser classificada como:
Visualizar Questão Comentada
Questão Anulada

Relacione os conceitos com suas definições conforme a ética profissional:

Coluna 1

1. Subsidiariedade.

2. Solidariedade.

3. Participação.

4. Consciência.

Coluna 2

(__) Envolve a responsabilidade de cada um em seu próprio desenvolvimento.
(__) Princípio que estimula viver para os outros e não apenas com os outros.
(__) Capacidade de representar um fim e escolher os meios para alcançá-lo.
(__) Possibilidade de se engajar em ações voltadas ao bem comum.

Assinale a alternativa que apresenta a correlação correta.
O Secretário Escolar recebe uma solicitação de um aluno para fornecer informações sobre seu desempenho escolar, mas percebe que o pedido foi feito por meio de um terceiro que não tem autorização do aluno nem dos responsáveis legais. Considerando os princípios éticos e a legislação vigente, qual deve ser a conduta correta do Secretário Escolar?
Durante uma auditoria de rotina, a equipe de fiscalização identificou as seguintes práticas na Secretaria de uma escola estadual:

I. O registro atualizado de frequência, afastamentos e licenças de todos os professores e especialistas, com documentação comprobatória arquivada.
II. Arquivos funcionais do pessoal administrativo contendo registros de capacitações, férias, lotação e movimentações internas devidamente organizados.
III. Ausência de registro formal das designações e substituições temporárias realizadas durante o ano letivo, que foram controladas apenas verbalmente.

De acordo com a legislação educacional vigente e nos princípios da escrituração escolar, assinale a alternativa correta.
Com base no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA — Lei nº 8.069/1990), marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar à criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

(__) A criança e o adolescente têm direito à liberdade de pensamento, sendo vedada qualquer limitação, inclusive pelos pais, responsáveis ou autoridades, em nome da proteção ou orientação moral e familiar.

(__) Os profissionais de saúde devem notificar compulsoriamente os casos suspeitos ou confirmados de maus-tratos contra crianças ou adolescentes, ao Conselho Tutelar da respectiva localidade.

(__) A colocação da criança ou adolescente em família substituta ocorrerá prioritariamente por adoção internacional, considerando o princípio do melhor interesse.

(__) O direito à convivência familiar e comunitária deve ser assegurado sempre que possível no seio da própria família natural, sendo excepcional a medida de acolhimento institucional ou familiar.

A sequência está correta em
Visualizar Questão Comentada