limpar filtros
Questões por página:
Um paciente de 51 anos, usuário crônico de álcool, apresenta febre, tosse com expectoração purulenta e hemoptise. O exame radiológico mostra uma imagem cavitária no lobo superior esquerdo e pequeno nível hidroaéreo.

Qual o agente etiológico mais provável?
Uma mulher de 29 anos, no segundo trimestre de gestação (13 semanas de gestação), relata febre baixa e linfadenopatia cervical há duas semanas. Exame sorológico mostra IgM positiva para Toxoplasma gondii.

Qual é o tratamento mais apropriado para esta paciente?
Visualizar Questão Comentada
Uma jovem de 36 anos, imunossuprimida por tratamento com corticosteroides para lúpus eritematoso sistêmico, apresenta febre, cefaleia de forte intensidade, confusão mental e rigidez de nuca há 3 dias. O exame do líquor revela: pressão de abertura elevada (65 cmH2O), proteínas aumentadas (180 mg/dL), glicose baixa (22 mg/dL) e celularidade de 780 células/mm³ com predomínio linfocitário.
Assinale a alternativa que indica o provável agente etiológico e o próximo exame a ser realizado para a elucidação diagnóstica.
Paciente imunossuprimido por transplante renal apresenta lesões vesiculares com base hiperemiada, dolorosas, com distribuição em padrão dermatomal, em fase lateral esquerda de tórax.
Qual é o agente etiológico mais provável?
Paciente de 29 anos, previamente hígido, apresenta há 3 dias quadro de febre alta, icterícia, mialgia e insuficiência renal aguda após contato com água contaminada. Considerando leptospirose como o diagnóstico mais provável, qual é o exame mais indicado para confirmar esta hipótese diagnóstica neste caso?