limpar filtros
Questões por página:
Em relação à atuação do nutricionista na Atenção Primária em Saúde, dentro da Estratégia Saúde da Família (ESF), avalie as assertivas e a relação entre elas.

I. Diante do atual perfil de morbimortalidade da população, que indica elevado índice de DCNT como diabetes, obesidade, hipertensão, dislipidemias, neoplasias, doenças cardiovasculares, que estão diretamente relacionadas à alimentação, nutrição e estilo de vida, trabalhar questões de alimentação e nutrição torna-se extremamente necessário no cenário da ESF, de modo a promover a saúde da população e evitar futuras complicações.

II. O profissional Nutricionista pode se inserir nos Núcleos de Apoio à Saúde da Família – NASF e nas Residências Multiprofissionais, que atuam no cenário da Atenção Básica com o objetivo de atuar através de equipes com diferentes profissionais, desenvolvendo ações junto às equipes de Saúde da Família.

A respeito dessas assertivas, assinale a alternativa correta.
“Compreender mudanças no consumo de frutas e verduras por adolescentes é importante para criação de ações de saúde pública. O objetivo deste artigo é investigar mudanças, em dez anos, no consumo diário de frutas e verduras por adolescentes, de acordo com sexo, idade e área de moradia. Estudo de painel (análise secundária) da pesquisa "Estilo de vida e comportamentos de risco de jovens catarinenses". Adolescentes (15-19 anos) de escolas estaduais, em 2001 (n = 5.028) e 2011 (n = 6.529), responderam questionário sobre consumo de frutas e verduras e aspectos sociodemográficos. Estatística descritiva e regressão logística (2001 vs 2011), estratificada para sexo, idade e área de moradia. Houve diminuição no consumo diário de frutas (39,1% e 16,6%) e de verduras (40,1% e 20,6%). A diminuição na prevalência do consumo diário de frutas e verduras por adolescentes catarinenses de 15 a 19 anos aponta necessidade de criação de estratégias para reversão deste cenário” (Resumo de estudo publicado por Silva, et al.,2020).
De acordo com o resumo acima, assinale a alternativa correta.

Associe a orientação nutricional adequada a cada patologia.


Coluna 1 – Patologia


(1) Hipertrigliceridemia

(2) Disfagia

(3) Diabetes Mellitus

(4) Obesidade

(5) Hipertensão


Coluna 2 – Orientação nutricional



(A) Adote uma dieta hipocalórica, aliada a um programa de modificação comportamental que envolva aumento no gasto energético, promovendo um balanço energético negativo.


(B) Consuma uma dieta equilibrada, com cereais, pães e massas integrais, tubérculos, leguminosas, frutas, legumes e verduras, carnes, leites e laticínios com baixa quantidade de gordura, e associe à prática de atividade física para a perda de peso, se necessário.


(C) Reduza o consumo de bebidas alcoólicas e adoçadas, de açúcares simples, de carboidratos e substitua o uso de banha de porco por óleos vegetais.


(D) Aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida e aleitamento complementar até os dois anos. Na introdução da alimentação complementar, não oferecer leite e derivados junto às refeições principais.


(E) Use temperos naturais (alho, cebola, cebolinha, coentro, salsinha etc.). Evite temperos industrializados, retire o saleiro da mesa.



Assinale a alternativa correta.


Paciente M.A.P.B,62 anos, hipertenso, internado por complicações devido ao excesso de peso, na Unidade Hospitalar. Quais devem ser os objetivos do plano terapêutico para tratamento da obesidade? Assinale a alternativa correta.
É necessária a inclusão dos estudantes/escolares como atores sociais do processo de Educação Alimentar e Nutricional (EAN), através de metodologias ativas. No entanto, diferentes atores sociais podem atuar, nessa questão, com seus papéis distintos.
De acordo com as responsabilidades de cada ator social, no processo de EAN, marque a alternativa correta.