limpar filtros
Questões por página:

O Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil é uma plataforma de consulta ao Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) dos municípios brasileiros. O Atlas traz, além do IDHM, mais de 200 indicadores de demografia, educação, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade, com dados extraídos dos Censos Demográficos de 1991,2000 e 2010. Considerando as informações constantes no Atlas sobre o município de Pau D´Arco do Piauí, analise os itens seguintes:


I. O IDHM de Pau D´Arco do Piauí passou de 0,282 em 2000 para 0,514 em 2010 - uma taxa de crescimento de 82,27%.
II. A dimensão que mais contribui para o IDHM do município de Pau D´Arco do Piauí é Longevidade, com índice de 0,742, seguida de Renda, com índice de 0,488, e de Educação, com índice de 0,376.
III. A renda per capita média de Pau D'Arco do Piauí cresceu de R$ 72,03, em 2000, para R$ 367,01, em 2010.
Está(ão) correto(s):

Pau D´Arco do Piauí limita-se territorialmente com os seguintes municípios, EXCETO:

Acerca dos estudos sobre desenvolvimento e aprendizagem, marque V (Verdadeiro) ou F (Falso) nas alternativas que apresentam as características das teorias.


( ) A teoria de Piaget foi denominada construtivismo. Nela, o conhecimento resulta de uma interrelação entre o sujeito que conhece e o objeto a ser conhecido. A este processo denominou esquemas de assimilação, acomodação e equilibração.
( ) Para Vigotski, o aprendizado adequadamente organizado resulta em desenvolvimento mental e põe em movimento vários processos de desenvolvimento que, de outra forma, seriam impossíveis de acontecer. Para entender a relação entre desenvolvimento e aprendizagem, nesta teoria, torna-se necessária a compreensão do conceito de zona de desenvolvimento proximal.
( ) Diferente dos estudos de Vigotski, a afetividade possui lugar central na teoria de Wallon, em que este autor trata a evolução do ato puramente motor para o ato mental, que, certamente, envolve as emoções. O processo de individuação da pessoa/diferenciação, ou mesmo “consciência de si”, segundo Wallon, é movido a partir do interesse.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Visualizar Questão Comentada

Segundo a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Nº 9394/96), a educação escolar compõe-se de:

A concepção de avaliação presente no documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) coaduna-se com uma perspectiva de aprendizagem processual, contínua, na perspectiva de uma pedagogia diferenciada. As orientações contidas no documento quanto à avaliação têm, portanto, ênfase na:


I. Investigação contínua do professor sobre as aprendizagens.
II. Reflexão sobre a mediação pedagógica do professor.
III. Classificação e aprovação/retenção dos estudantes.
IV. Promoção da aprendizagem dos alunos.