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Prefeitura de Niterói - RJ - 2025 - FGV - 2025 - Prefeitura de Niterói - RJ - Arquiteto
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A ABNT NBR 9050 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos – trata de mobiliário urbano no 8° tópico. Recomenda-se que todo mobiliário urbano atenda aos sete princípios do desenho universal, que são: uso equitativo, uso flexível, uso simples e intuitivo, informação de fácil percepção, tolerância ao erro, baixo esforço físico e dimensão e espaço para aproximação e uso.
No caso específico de pontos de embarque e desembarque de transporte público, para ser considerado acessível, avalie os itens sobre o mobiliário urbano.
I. Quando houver assentos fixos e/ou apoios isquiáticos, deve ser garantido um espaço para P.C.R.
II. Na implantação de pontos de embarque e desembarque de transporte público, deve ser preservada a faixa livre na calçada. Nenhum de seus elementos pode interferir na faixa livre de circulação de pedestres.
III. Ser projetado de modo a não possuir cantos vivos, arestas ou quaisquer outras saliências cortantes ou perfurantes.
Está correto o que se afirma em
No caso específico de pontos de embarque e desembarque de transporte público, para ser considerado acessível, avalie os itens sobre o mobiliário urbano.
I. Quando houver assentos fixos e/ou apoios isquiáticos, deve ser garantido um espaço para P.C.R.
II. Na implantação de pontos de embarque e desembarque de transporte público, deve ser preservada a faixa livre na calçada. Nenhum de seus elementos pode interferir na faixa livre de circulação de pedestres.
III. Ser projetado de modo a não possuir cantos vivos, arestas ou quaisquer outras saliências cortantes ou perfurantes.
Está correto o que se afirma em
A ABNT NBR 15220-3 trata do zoneamento bioclimático brasileiro e aponta diretrizes construtivas para habitações unifamiliares de interesse social. Assim como a NBR 15575 – Norma de Desempenho, a NBR 15220 também é referência de boas práticas para edificações de uso público. Por conta das características climáticas, o Rio de Janeiro encontra-se na zona bioclimática Z8 que define, para vedações externas, aberturas e sombreamento, as seguintes diretrizes: utilizar paredes e coberturas leves e refletoras, adotar grandes aberturas para ventilação e sombrear as aberturas.
Nesse contexto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Aberturas grandes são definidas por vão maiores que 40% da área do piso do ambiente, mas há de se considerar que quanto maior é a área de ventilação, a depender do tipo de fechamento, maior será a superfície exposta à radiação solar.
( ) Existem diversas soluções de sombreamento das aberturas, pode-se considerar elementos incorporados à edificação (brises, persianas, marquises e outros) ou externos a ela (vegetação, geometria do terreno, geometria das edificações do entorno, e outros).
( ) As vedações externas que estiverem orientadas para oeste, com maior exposição à radiação no período da tarde, devem priorizar grandes aberturas para ventilação (maiores que 40% da área do piso) em detrimento do sombreamento e da composição construtiva da parede.
As afirmativas são, respectivamente,
Nesse contexto, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( ) Aberturas grandes são definidas por vão maiores que 40% da área do piso do ambiente, mas há de se considerar que quanto maior é a área de ventilação, a depender do tipo de fechamento, maior será a superfície exposta à radiação solar.
( ) Existem diversas soluções de sombreamento das aberturas, pode-se considerar elementos incorporados à edificação (brises, persianas, marquises e outros) ou externos a ela (vegetação, geometria do terreno, geometria das edificações do entorno, e outros).
( ) As vedações externas que estiverem orientadas para oeste, com maior exposição à radiação no período da tarde, devem priorizar grandes aberturas para ventilação (maiores que 40% da área do piso) em detrimento do sombreamento e da composição construtiva da parede.
As afirmativas são, respectivamente,
Considerando o setor da construção civil um potencial consumidor de energia não renovável, emissor de resíduos e de poluentes no meio ambiente, há de se considerar soluções de projeto em compromisso com a sustentabilidade com vistas a mitigar esses impactos. A norma ABNT NBR 15.575 - Norma de Desempenho, que está em vigor desde 2013, apesar de ser direcionada para edificações habitacionais, também é utilizada como referência de boas práticas para edificações de uso público. Dito isso, considere o caso hipotético da demanda de projeto para um terminal intermodal de transporte público, que está na etapa de decisão sobre os sistemas de vedação externos (paredes e coberturas) e que se alinha com a NBR 15.575 em compromisso com a eficiência energética.
Sobre as diretrizes relacionadas ao critério de desempenho térmico, que podem ser aplicadas ao projeto, avalie os itens a seguir.
I. Considerar índices adequados de permeabilidade e/ou estanqueidade da envoltória em relação às condicionantes do meio externo, especialmente a radiação solar e aos ventos dominantes.
II. Reduzir a necessidade de consumo de energia de sistemas de climatização artificial (aquecimento e refrigeração), com vistas a proporcionar temperaturas internas adequadas.
III. Determinar os materiais considerando índices adequados de refletância solar e condutividade térmica em relação às condicionantes do meio externo.
Está correto o que se afirma em
Sobre as diretrizes relacionadas ao critério de desempenho térmico, que podem ser aplicadas ao projeto, avalie os itens a seguir.
I. Considerar índices adequados de permeabilidade e/ou estanqueidade da envoltória em relação às condicionantes do meio externo, especialmente a radiação solar e aos ventos dominantes.
II. Reduzir a necessidade de consumo de energia de sistemas de climatização artificial (aquecimento e refrigeração), com vistas a proporcionar temperaturas internas adequadas.
III. Determinar os materiais considerando índices adequados de refletância solar e condutividade térmica em relação às condicionantes do meio externo.
Está correto o que se afirma em
A norma ABNT NBR 6492/2021 - Documentação técnica para projetos arquitetônicos e urbanísticos, apresenta no Anexo A, a descrição dos tipos de linha e afirma: “(...) seus significados são padronizados, e os tipos utilizados na representação gráfica para projetos arquitetônicos e urbanístico”. Considerando o padrão estabelecido pela NBR 6492/2021, relacione o tipo de linha a seu respectivo significado no desenho arquitetônico.
(1) Traço e ponto – extralarga
(2) Traço longo e ponto - estreita
(3) Contínua – estreita
(4) Tracejada - estreita
( ) Arestas e contornos não visíveis.
( ) Linhas de extremidades e marcação dos planos de corte.
( ) Linhas de indicação de chamadas.
( ) Linhas de eixo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
(1) Traço e ponto – extralarga
(2) Traço longo e ponto - estreita
(3) Contínua – estreita
(4) Tracejada - estreita
( ) Arestas e contornos não visíveis.
( ) Linhas de extremidades e marcação dos planos de corte.
( ) Linhas de indicação de chamadas.
( ) Linhas de eixo.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
A Lei nº 12.587/2012 - Política Nacional de Mobilidade Urbana apresenta diversas diretrizes de compromisso com a sustentabilidade, em especial, com vistas a reduzir o impacto ambiental do transporte urbano. Nesse sentido, quais proposições estariam alinhadas com essas diretrizes? Considere a situação hipotética de uma equipe de projetistas que deve desenvolver a infraestrutura de um corredor de transporte público para uma região central de cidade de médio porte.
Com relação às diretrizes alinhadas com o compromisso de reduzir o impacto ambiental do transporte urbano, tal como previsto Lei nº 12.587/2012, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( )Priorizar a ampliação de vias para o transporte individual motorizado, com a criação de bolsões de estacionamento em áreas centrais com pontos de recarga para veículos elétricos particulares.
( ) Priorizar o transporte ativo e público de baixa emissão, projetar o corredor de forma a integrar infraestrutura para veículos de transporte público, ciclovias seguras e calçadas acessíveis, promovendo a intermodalidade.
( ) Desenvolver um sistema de BRT com frota de ônibus movida a diesel em vias exclusivas, priorizar o menor custo de implantação e a fluidez do tráfego.
As afirmativas são, respectivamente,
Com relação às diretrizes alinhadas com o compromisso de reduzir o impacto ambiental do transporte urbano, tal como previsto Lei nº 12.587/2012, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.
( )Priorizar a ampliação de vias para o transporte individual motorizado, com a criação de bolsões de estacionamento em áreas centrais com pontos de recarga para veículos elétricos particulares.
( ) Priorizar o transporte ativo e público de baixa emissão, projetar o corredor de forma a integrar infraestrutura para veículos de transporte público, ciclovias seguras e calçadas acessíveis, promovendo a intermodalidade.
( ) Desenvolver um sistema de BRT com frota de ônibus movida a diesel em vias exclusivas, priorizar o menor custo de implantação e a fluidez do tráfego.
As afirmativas são, respectivamente,