limpar filtros
Questões por página:
As economias de aglomeração e as deseconomias de aglomeração são conceitos importantes para entender a localização e a dinâmica das atividades econômicas nos espaços urbanos e industriais. Sobre esses conceitos, é correta a seguinte afirmativa:
No processo histórico da industrialização mundial, o geógrafo Francisco Capuano Scarlato compara o processo de industrialização nos países capitalistas e socialistas. Sobre a participação do Estado nesse processo, Scarlato afirma que:
Com base na inserção do Brasil na economia capitalista monopolista mundial, segundo Ariovaldo Umbelino de Oliveira, é correta a seguinte afirmativa:
O processo de globalização é tema de estudo de diversas áreas do conhecimento, já que é um fenômeno multidimensional, que envolve aspectos econômicos, políticos, culturais, sociais, tecnológicos, entre outros. Por isso, diferentes disciplinas, tais como Economia, Sociologia, História, Relações Institucionais e Direito, se debruçam sobre o tema. A Geografia tem importante participação na produção de estudos e publicações sobre o tema, contribuindo principalmente na análise dos seus impactos no território, do papel das redes e dos seus fluxos, e sobretudo de seus desdobramentos na sociedade e no espaço geográfico. Milton Santos, um dos mais importantes geógrafos brasileiros e uma das maiores referências do pensamento crítico sobre a globalização, publicou seu estudo sobre o tema no livro Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Das alternativas abaixo, aquela que apresenta a posição defendida por Milton Santos é a seguinte:
O projeto de intervenção no rio Guapiaçu, no Município de Cachoeiras de Macacu/RJ, para a construção de uma barragem, não é um tema novo, mas ainda é polêmico para a região, com significativos impactos para a população local. Os impactos sociais e ambientais previstos pela construção do empreendimento são intensos e geram calorosos debates entre os moradores, produtores rurais, ambientalistas e autoridades. O que é certo é que, pelos vários estudos feitos sobre o tema, a construção de barragens em vales fluviais rompe a sequência natural do rio em três áreas distintas: na parte montante do canal, no reservatório formado e a jusante. Com o conhecimento dos impactos da construção de barragens em canais fluviais, podemos afirmar que: