limpar filtros
Questões por página:
Paciente masculino,38 anos, foi encaminhado ao serviço de radiologia para realização de clister opaco. Indicação clínica de constipação e fortes dores abdominais à 15 dias. Sobre o estudo radiológico do intestino grosso, seu preparo e cuidados, julgue os itens abaixo:

I. O exame também é conhecido como Serigrafia (esôfago, estômago e duodeno).

II. O exame tem início com uma imagem radiográfica simples do abdômen em decúbito dorsal em posteroanterior (PA).

III. O exame é realizado com a técnica de duplo contraste: Bário e Iodo.

IV. Algumas das incidências realizadas são localizadas em oblíqua posterior (direita e esquerda), para estudo das flexuras direita (esplênica) e esquerda (hepática), do sigmoide e do ceco.

V. É realizado também perfil do reto e uma panorâmica de abdômen em AP e PA (anteroposterior/posteroanterior).
Os efeitos biológicos das radiações ionizantes podem ser estocásticos ou determinísticos. A principal diferença entre eles é que os efeitos estocásticos causam transformação celular enquanto que os determinísticos causam a morte celular. Sobre os efeitos biológicos marque V para verdadeiro e F para falso e marque a sequência correta:

( ) Os efeitos hereditários são somáticos. Apresentam limiar de dose. O aumento da dose somente aumenta a probabilidade e a severidade do dano.

( ) Os efeitos estocásticos são cumulativos: quanto maior a dose, maior a probabilidade de ocorrência.

( ) Exemplo de efeitos estocásticos destaca-se o câncer.

( ) Nos efeitos determinísticos a probabilidade de ocorrência e a severidade do dano estão diretamente relacionados com o aumento da dose.

( ) Os efeitos determinísticos as alterações são somáticas e os possíveis efeitos podem ser: leucopenia, náuseas, anemia, catarata, esterilidade, tumores sólidos, etc...
O limite de doses individuais são valores de dose efetiva ou de dose equivalente, estabelecidas em exposição ocupacional e exposição do público decorrentes das práticas controladas, cujas magnitudes não devem ser exercidas. Sobre limitação de doses, julgue os itens abaixo:

I. A dose efetiva média anual não deve exceder 20 mSv em qualquer período de 5 anos consecutivos, não podendo exceder 50 mSv em nenhum ano.

II. A dose equivalente anual não deve exceder 500 mSv para extremidades e 20 mSv para cristalino.

III. A gravidez deve ser notificada ao titular do serviço, e as condições de trabalho devem ser revistas para garantir que a dose de radiação na superfície do abdômen não exceda 1mSv durante toda a gravidez e que a dose adicional no embrião ou feto exceda cerca de 2 mSV neste período.

IV. Menores de 18 anos não podem trabalhar com raios X diagnóstico.

V. A dose equivalente anual de 6 mSv e dose efetiva anual de 150 msv para extremidades e 50 msv para cristalino, devem ser controladas para estudantes com idade de 16 e 18 anos em estágio de treinamento profissional.
Enquanto os departamentos de radiologia transitam de aquisição de base filme e arquivamento e armazenamento de documentos para aquisição digital e arquivamento eletrônico, uma rede foi criada para gerenciar imagens. Essa Rede é chamada Sistema de Comunicação e Arquivamento de imagens - PACS. Sobre o sistema PACS e suas vantagens é correto afirmar:
De acordo com a Portaria SVS/MS N° 453, que estabelece as diretrizes básicas de proteção radiológica, os titulares dos serviços de radiodiagnóstico devem implementar um programa de treinamento anual de proteção radiológico. Sobre o que contempla o treinamento, é incorreto afirmar: