limpar filtros
Questões por página:
Durante um encontro de formação sobre a rede socioassistencial, uma gestora apresentou informações sobre as unidades públicas de referência da assistência social.
Analise as afirmativas abaixo com base no artigo 6º-C da Lei nº 8.742/1993 (LOAS).

1. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é uma unidade pública municipal, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, responsável por articular e ofertar serviços de proteção social básica.
2. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) é destinado à prestação de serviços a indivíduos e famílias em situação de risco pessoal ou social, por violação de direitos, compondo a proteção social especial.
3. Os CRAS e os CREAS são unidades públicas estatais, que integram o SUAS e possuem interface com as demais políticas públicas.
4. O CRAS é uma unidade de gestão estadual e o CREAS é de gestão exclusivamente federal.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
A territorialidade e a intersetorialidade são princípios fundamentais que orientam a organização e a gestão da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

De acordo com esses princípios, assinale a alternativa que expressa corretamente seu significado.
Durante uma reunião de planejamento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), a coordenadora técnica reforçou a importância de compreender os dois tipos de proteção previstos na Lei nº 8.742/1993, que estruturam a oferta dos serviços, programas e benefícios socioassistenciais.

De acordo com o art.6º-A da LOAS, assinale a alternativa que apresenta corretamente os tipos de proteção da assistência social e suas finalidades principais.
Durante um estudo em grupo sobre a Lei nº 8.742/1993, os servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social analisaram os conceitos fundamentais da assistência social e perceberam que a lei estabelece sua natureza, seus objetivos e seus princípios organizativos.

A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado, sendo uma política de seguridade social            , que provê os mínimos sociais por meio de um conjunto integrado de ações.
A organização dessa política tem como base a            político-administrativa, assegurando a            da população na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis.

Assinale a alternativa que completa corretamente as lacunas do texto.
Durante uma reunião de planejamento na Secretaria Municipal de Assistência Social, a equipe técnica discute quais princípios devem orientar a execução dos serviços e programas socioassistenciais, de modo a garantir a efetividade da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).

Considerando os fundamentos e diretrizes da PNAS e da Lei nº 8.742/1993 (LOAS), assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio que deve nortear a política de assistência social no Brasil.