40 Questões de concurso encontradas
Página 1 de 8
Questões por página:
Faça a correlação entre a interação e os exemplos citados, depois assinala e alternativa com a sequência correta.
1 - Comensalismo
2 - Antagonismo
3 - Predação
4 - Competição
5 - Parasitismo
( ) Um microrganismo que produz uma substância que acidifica o solo e, com isso, o torna inadequado para a sobrevivência de outro.
( ) A adoção da recente prática agrícola de colheita crua, deixando a palha na lavoura, no cultivo de cana-de-açúcar. Esta palha, devido a sua elevada relação C/N (70/1 a 80/1) faz com que os microrganismos do solo a decomponham e a consumam como fonte de carbono. Contudo, devido à relação C/N média de 8/1 da microbiota do solo estes, ao consumirem o carbono proveniente da palha, também consumirão o nitrogênio do solo. Portanto, caso não exista reposição do mesmo no sistema, num primeiro momento, os microrganismos do solo irão competir com a planta pelo nitrogênio disponível e como consequência podem ocasionar um déficit do mesmo na cultura.
( ) Uma população microbiana produz alguns compostos, como vitaminas e/ou aminoácidos e estes são utilizados por outra população, como as plantas, em benefício próprio.
( ) A relação entre patógenos e plantas, como ocorre com fungos patogênicos (Phytophthora, Fusarium) que invadem as plantas e obtém a sua energia a partir delas.
( ) Protozoários que consomem bactérias do solo
Analise as afirmativas abaixo e depois assinale a alternativa correta.
I. O objetivo do exame microbiológico da água é fornecer subsídio a respeito da sua potabilidade, isto é, ausência de risco de ingestão de micro-organismos causadores de doenças, geralmente provenientes da contaminação pelas fezes humanas e outros animais de sangue quente e frio.
II. A água potável não deve conter micro-organismos patogênicos e deve estar livre de bactérias indicadoras de contaminação fecal.
III. Como indicadores de contaminação fecal, são eleitas como bactérias de referência as do grupo coliforme. O principal representante desse grupo de bactérias chama-se Salmonella sp.
IV. Para a conformidade do padrão microbiológico de potabilidade é obrigatório a ausência de coliformes totais em 100 ml de amostra na saída do tratamento.