limpar filtros
Questões por página:
O exercício isométrico é uma forma de exercício em que um músculo se contrai e produz força sem uma mudança apreciável no seu comprimento e sem movimento articular visível. Embora não seja feito trabalho mecânico, uma quantidade mensurável de tensão e força é produzida pelo músculo. Deve-se ter precaução durante a execução do exercício, pois é comum prender a respiração, particularmente quando se trabalha contra uma resistência substancial, o que pode causar uma resposta pressórica levando a um aumento rápido na pressão arterial. Essa apnéia realizada durante o exercício que aumenta a pressão intra-abdominal e intratorácica é chamada de:
A Paralisia Cerebral descreve um grupo de distúrbios permanentes do desenvolvimento da postura e do movimento. Recomenda-se que sejam classificados pelo tipo predominante de anormalidade do tônus muscular ou do movimento, que podem ser: espasticidade, discinesia (distonia e/ou coreoatetose) e ataxia, sendo a forma espástica a mais frequente de todas. Em relação às afirmativas sobre a espasticidade apresentada por portadores de paralisia cerebral do tipo espástico, assinale a alternativa incorreta.

O ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e, como consequência, uma das mais vulneráveis. A integridade e a funcionalidade dessas estruturas são fundamentais para a ação conjunta do braço e do antebraço, cuja finalidade é dar à mão amplitude de movimento tridimensional. Em relação ao ombro podemos afirmar que:



I. A lesão de Hill Sachs ocorre em luxações posteriores do ombro.


II. O Teste de Jobe avalia alteração do supraespinal.


III. O manguito rotador é formado por quatro músculos: subescapular, supraespinal, infraespinal e redondo maior.


IV. A luxação mais comum do ombro é a anterior.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é caracterizada pelo enfisema pulmonar e pela bronquite crônica, afetando cerca de 10,1% da população. Os sintomas mais comuns da DPOC são dispneia, tosse crônica e produção de muco. Assinale a alternativa que apresenta o recurso utilizado pela fisioterapia para promover a higiene brônquica nesses pacientes, com o objetivo de facilitar a expectoração e prevenir o acúmulo de secreções:
O movimento completo possível é chamado amplitude de movimento (ADM). Quando um segmento se movimenta ao longo de sua ADM, todas as estruturas na região são afetadas: músculos, superfícies articulares, cápsulas, ligamentos, fáscias. vasos e nervos. A amplitude de movimento articular possível é em geral medida com um goniômetro e registrada em graus. Em relação a amplitude de movimento e goniometria é correto afirmar: