Questões do concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP - 2025 - IBAM - 2025 - Prefeitura de Guarulhos - SP - Médico(a) Infectologista
limpar filtros
40 Questões de concurso encontradas
Página 2 de 8
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Medicina
Criança de 8 anos, previamente saudável, é levada ao pronto-socorro com febre alta, dor intensa no joelho direito e dificuldade para andar há 3 dias. Exame físico revela calor e edema na região suprapatelar, com limitação de movimento. Hemograma mostra leucocitose com desvio à esquerda, e a ressonância magnética confirma osteomielite aguda no fêmur distal direito. Hemoculturas coletadas são positivas para Kingella kingae. Qual é a melhor estratégia terapêutica inicial?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Medicina
Qual é a conduta terapêutica de primeira linha para o tratamento de malária grave por Plasmodium falciparum?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Medicina
Paciente de 68 anos, imunossuprimido após transplante renal, apresenta quadro de febre alta, leucocitose e dor torácica. A tomografia de tórax revela infiltrados pulmonares bilaterais. A cultura de escarro revela Pseudomonas aeruginosa sensível à piperacilina-tazobactam, meropenem e ciprofloxacino. Qual é a melhor conduta terapêutica?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Medicina
Paciente de 62 anos, diabético e hipertenso, é admitido no pronto-socorro com quadro de febre, confusão mental e hipotensão arterial (PA 85/50 mmHg). Na avaliação inicial, apresenta taquipneia (FR 30 irpm), saturação de oxigênio de 91% em ar ambiente, lactato sérico de 4,5 mmol/L e leucocitose de 18.000/mm³ com neutrofilia. Com hemocultura coletada antes da administração de antimicrobianos, o ultrassom de bexiga revela dilatação moderada do sistema pielocalicial. Após 1 hora, apesar da administração de 30 mL/kg de solução cristaloide, o paciente permanece hipotenso. Qual é o próximo passo mais apropriado no manejo desse caso?
Concurso:
Prefeitura de Guarulhos - SP
Disciplina:
Medicina
Paciente do sexo masculino,40 anos e com diagnóstico recente de HIV (carga viral inicial de 100.000 cópias/mL e CD4 de 250 células/mm³), iniciou terapia antirretroviral (TARV) com o esquema: dolutegravir, tenofovir e lamivudina. Após três meses de tratamento, apresenta carga viral indetectável e CD4 de 420 células/mm³. No entanto, desenvolve múltiplas lesões verrucosas de tamanhos variados na região anogenital, algumas ulceradas e dolorosas. Durante o exame físico, há também sinais de condilomas em mucosa perianal. Colposcopia perianal revela lesões acetobrancas sugestivas de displasia de alto grau. A biópsia confirma neoplasia intraepitelial anal grau 3 (AIN 3), associada ao HPV 16. Qual é a abordagem mais apropriada para o manejo desse paciente?