50 Questões de concurso encontradas
Página 7 de 10
Questões por página:
“As obras da Transnordestina retomaram o ritmo em 2023, com a volta de investimentos federais. O empreendimento é prioridade do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC). Ao todo, a Transnordestina vai ter 1.206 km de extensão em linha principal, atravessando 53 municípios nordestinos, partindo de Eliseu Martins (PI) em direção ao Porto do Pecém.”

Disponível em: https://www.ceara.gov.br/2025/06/05/obras-da-ferrovia-transnordestina-avancam-no-ceara-e-chegam-aomacico-de-baturite/ Acesso: 18 Out.2025.
A ferrovia apresentada no texto e na imagem tem seu traçado e sua posição geográfica importantes para a logística econômica regional porque:
“O termo “infodemia” surgiu com força durante a pandemia da Covid-19 para descrever a grande disseminação de informações, tanto verdadeiras quanto falsas, que ocorreram de forma descontrolada. A palavra é uma junção de “informação” e “epidemia”, destacando como o excesso de dados pode se espalhar rapidamente, muitas vezes dificultando a distinção entre fatos confiáveis e desinformação. As fake news não apenas distorcem a realidade, mas têm o poder de influenciar decisões políticas, prejudicar a credibilidade de instituições e colocar em risco a saúde pública.”
Disponível em: https://www.ufsm.br/pet/educom-clima/2025/03/26/como-a-desinformacao-impacta-a-acao-climatica. Acesso: 19 Out.2025. (Adaptado)
A enfermidade descrita no texto é causadora de um fenômeno denominado:
Observe a ilustração a seguir.

Disponível em: https://caglecartoons.com/cartoon/234530 Acesso: 20 Out.2025.
A tradução textual é: Yeees!!! =Sim / Brexit =, Brexit / We send the EU 350 million a week = Enviamos à UE 350 milhões de libras por semana / Vote leave = vote sair / EU = UE.
A situação apresentada na charge funciona como uma metáfora, ilustrando de forma crítica e simbólica o processo de:
“Cientistas alertam que o leste da África está passando por um processo geológico de fragmentação que, ao longo de milhões de anos, pode dividir o continente em duas grandes massas. As rachaduras visíveis na superfície do Quênia estão conectadas a fraturas profundas na crosta terrestre, interligadas por canais de gases e fluidos que emergem do interior do planeta. Um estudo mais recente, publicado em agosto de 2025 na Nature Geoscience, revelou que o magma está subindo pela crosta da Etiópia em um ritmo muito mais rápido do que o estimado anteriormente, indicando uma atividade tectônica intensa e contínua.
Disponível em: https://oglobo.globo.com/mundo/stories/o-que-e-a-nova-fenda-na-africa-entenda-como-ela-sedividiu.ghtml. Acesso: 20 out.2025.
O processo geológico em andamento apresentado no texto poderá originar, numa escala de tempo geológico, para o local citado:
“O que vai acontecer, e não precisaremos esperar por milhares de anos, é a natureza colapsar, os polos derreterem, metade da humanidade ser incinerada pelo calor. Ou quem sabe a Índia extermina o Paquistão, Israel dinamita os países árabes, as Coreias se esfarelam, ou ainda os Estados Unidos arrebentam com milhares de bombas atômicas qualquer um que os desafie?”
SENRA, Alvaro. Antiroad. Rio de Janeiro: 7 Letras,2025. p.21
Mais de três décadas após a queda do Muro de Berlin, o texto aborda temas que colocam em risco a vida no planeta caracterizados pelo aspecto descrito a seguir: