limpar filtros
Questões por página:
A produção da notícia e o trabalho da assessoria de imprensa envolvem certas rotinas, serviços e produtos, entre eles os seguintes, EXCETO:
Sobre a classificação de gêneros jornalísticos e formatos de redação, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os conceitos às suas respectivas definições.

Coluna 1

1. Coluna.
2. Dossiê.
3. Reportagem.
4. Notícia.
5. Nota.

Coluna 2

( ) Relato de acontecimento que está em processo de configuração.
( ) Relato integral de um fato que já eclodiu no organismo social.
( ) Relato ampliado de acontecimento que produz impacto no organismo social (antecedentes, desdobramentos de uma fato).
( ) Mosaico estruturado por unidades curtíssimas de informação e de opinião, caracterizando-se pela agilidade e pela abrangência. Cumpre uma função que foi peculiar ao jornalismo impresso antes do rádio e da televisão: o furo.
( ) Mosaico destinado a facilitar a compreensão dos fatos noticiosos. Condensação de dados sob a forma de “boxe”, ilustrado com gráficos, mapas ou tabelas.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Tipo de entrevista que objetiva destacar a figura do entrevistado, a representação de mundo que ele constrói, uma atividade que desenvolve ou um aspecto de sua personalidade, geralmente relacionado a outros elementos de sua trajetória. Busca-se elaborar uma espécie de narrativa — uma novela ou um ensaio — sobre o personagem, construída a partir de seus próprios depoimentos e impressões. Que tipo de entrevista é esse?
Trata-se de uma técnica de organizar a notícia em uma unidade base – que apresenta o quê, quando, quem e onde. Na sequência, o nível de explicação responde ao porquê e ao como, complementando os dados fundamentais do fato. Na contextualização, são incluídas informações adicionais, ampliando cada um dos componentes do lide. Por fim, o nível de exploração conecta a notícia a conteúdos do arquivo da publicação ou a fontes externas. O trecho refere-se a qual técnica de redação jornalística?
Em relação à linguagem jornalística, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As sentenças são construídas, quase sempre, na segunda pessoa, com exceção das citações em discurso direto.
( ) Eliminam-se, com exceção de citações, advérbios que expressam juízos de valor ou modulam predicações e sentenças, situando-as em mundos possíveis ou desejáveis – em suma, os advérbios de modo.
( ) Deve-se ter cuidado com o modismo recente de trocar denominações para “melhorar a imagem” dos entes nomeados. Chamar uma pessoa de “idosa” pode ser gentil, mas dizer que ela está “na melhor idade” pode ser tomado como escárnio.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: