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A educação alimentar e nutricional é conjunto de ações formativas que objetivam estimular a adoção voluntária de práticas e escolhas alimentares saudáveis, que colaborem com a aprendizagem, o estado de saúde e a qualidade de vida do escolar. Nessa direção, segundo o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Resolução / FNDE / CD / Nº 38, DE 16/7/2009). as escolas devem adotar as seguintes estratégias de educação alimentar e nutricional para os alunos que estudam em período parcial e que consomem uma refeição na escola.
I. Servir refeições saudáveis que cubram 30% das necessidades diárias do estudante. II. Implantar e manter hortas escolares pedagógicas. III. Inserir o tema alimentação saudável no currículo escolar. IV. Realizar oficinas culinárias experimentais com os estudantes.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
Os estabelecimentos vinculados ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT,2006) deverão promover educação nutricional, inclusive mediante a disponibilização, em local visível ao público, de sugestão de cardápio saudável aos trabalhadores, observando as seguintes recomendações:
I. O percentual proteico-calórico (NdPCal) das refeições deverá ser de, no mínimo,10%. II. O teor de gordura saturada das refeições deverá ser menor que 10%. III. O almoço, o jantar ou a ceia deverá conter 30-40% do valor energético diário.
É CORRETO apenas o que se afirma em:
O processo de resfriamento de um alimento preparado deve ser realizado de forma a minimizar o risco de contaminação cruzada e a permanência do mesmo em temperaturas que favoreçam a multiplicação microbiana.
Preencha as lacunas do texto referente às temperaturas adequadas preconizadas pela RDC 216 (2004).
A temperatura do alimento preparado deve ser reduzida de ____ graus Celsius a ____ graus Celsius em até duas horas. Em seguida, o mesmo deve ser conservado sob refrigeração a temperaturas inferiores a ____ graus Celsius, ou congelado à temperatura igual ou inferior a ____ graus Celsius negativos.
A sequência que preenche corretamente as lacunas do texto é:
Segundo a RDC 216 (2004), a edificação e as instalações das Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN) devem ser projetadas de forma a possibilitar um fluxo ordenado e sem cruzamentos em todas as etapas da preparação de alimentos e facilitar as operações de manutenção, limpeza e desinfecção.
Com base nesse contexto, identifique com (V) as afirmativas verdadeiras e com (F) as alternativas falsas.
( ) Na UAN, deve existir separação entre as diferentes atividades por meios físicos ou por outros meios eficazes de forma a evitar a contaminação cruzada. ( ) Na UAN, o acesso às instalações deve ser controlado e independente, não comum a outros usos. ( ) Na UAN, o dimensionamento da edificação e das instalações deve ser compatível com todas as operações. ( ) Na UAN, as caixas de gordura e de esgoto devem possuir dimensão compatível ao volume de resíduos e estar localizadas na área de preparação. ( ) Nas UAN, as áreas internas e externas do estabelecimento devem estar livres de objetos em desuso ou estranhos ao ambiente, não sendo permitida a presença de animais.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Na administração das unidades de alimentação e nutrição (UAN) são realizadas as funções de planejamento, coordenação, direção e controle com a finalidade de conseguir os resultados almejados. Relacione as funções da administração de uma UAN e seus respectivos significados.
Funções da administração 1. Planejamento 2. Coordenação 3. Direção 4. Controle
Significado (.......) Estabelecer os recursos materiais e humanos para a UAN. (.......) Comunicar aos subordinados os planos estabelecidos para a UAN. (.......) Comparar os resultados obtidos na UAN com os previstos. (.......) Determinar os objetivos gerais e específicos da UAN
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: