Filtrar


Questões por página:
Os conteúdos que compõem a Base Nacional Comum e a parte diversificada têm origem nas _________________, no desenvolvimento das linguagens, no mundo do trabalho e na tecnologia, na produção artística, nas atividades desportivas e corporais, na área da saúde, nos movimentos sociais. Os conteúdos sistematizados que fazem parte do currículo são denominados _________________, os quais, por sua vez, se articulam às _________________, a saber: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.
Visualizar Questão Comentada
Com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, analise as assertivas abaixo:

I. O aluno precisa aprender não apenas os conteúdos escolares, mas também saber se movimentar na instituição pelo conhecimento que adquire de seus valores, rituais e normas, ou seja, pela familiaridade com a cultura da escola.
II. A escola constitui a principal e, muitas vezes, a única forma de acesso ao conhecimento sistematizado para a grande maioria da população.
III. Os alunos provenientes de grupos sociais cuja cultura é muito diferente daquela da escola encontram na diferença entre o que é cobrado e o que é ensinado por ela um obstáculo para o seu aproveitamento.
IV. O acesso ao conhecimento escolar tem dupla função: desenvolver habilidades intelectuais e criar atitudes e comportamentos necessários para a vida em sociedade.

Quais estão corretas?
De acordo com Perrenoud (2000), assinale a alternativa que NÃO corresponde a uma das competências gerais para ensinar.
Questão Anulada
Analise as assertivas abaixo sobre os tipos de avaliações, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) As avaliações diagnósticas devem ser usadas no início do processo de aprendizagem para que os alunos e professores tenham os dados necessários sobre a situação atual do ensino e, dessa forma, possam direcionar melhor o processo de aprendizagem.
( ) As avaliações somativas devem ser intrínsecas e constantes durante o processo de aprendizagem para entender se os métodos aplicados estão sendo eficientes e realmente absorvidos pelos alunos.
( ) As avaliações formativas podem oferecer um panorama geral sobre o processo de aprendizagem com objetivo de obter as informações necessárias sobre as habilidades e aprendizados desenvolvidos ao final de um processo de ensino.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Segundo o professor de História Yuval Noah Harari, o foco para a escola do futuro deve ser ajudar os alunos a desenvolverem:

I. Inteligência emocional.
II. Resiliência.
III. Formação moral.

Quais estão corretas?