Filtrar


Questões por página:
A socialização e a apropriação do conhecimento são processos fundamentais na constituição do sujeito dentro do ambiente de trabalho. Qual a perspectiva adequada para compreender o desenvolvimento do sujeito em contextos de formação?
A teoria de Vygotsky propõe que o aprendizado ocorre em duas zonas de desenvolvimento, destacando-se a Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP). Sobre este conceito, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

(__) A ZDP representa as habilidades que o indivíduo pode realizar de forma independente, sem ajuda externa.
(__) A ZDP envolve o que o indivíduo pode realizar com o apoio de um adulto ou colega mais experiente.
(__) A ZDP limita-se às tarefas que o indivíduo não consegue realizar nem com auxílio, pois estão no limbo que o indivíduo não consegue alcançar em seu atual desenvolvimento.

Assinale a alternativa cuja respectiva ordem de julgamento esteja correta:
Visualizar Questão Comentada
A psicomotricidade tem um papel relevante na superação de dificuldades de aprendizagem, especialmente ao considerar a importância do esquema corporal. Assim, avalie as proposições:

I.O esquema corporal é uma representação mental do próprio corpo e sua relação com o espaço, incluindo a consciência das partes do corpo e suas posições.
II.Crianças com dificuldades de aprendizagem frequentemente apresentam problemas no esquema corporal, como dificuldade na coordenação e até de lateralidade.
III.O esquema corporal influencia apenas o desenvolvimento motor e cognitivo, sem impacto direto nas habilidades sociais. Assinale a alternativa correta:
A psicopedagogia surge da necessidade de compreender o processo de aprendizagem humana e suas dificuldades. Considerando que esse campo de estudo busca desvendar as complexidades do aprender e ensinar, quais características principais uma pesquisa psicopedagógica deve apresentar para alcançar seu objetivo de produzir novos conhecimentos?
A Psicopedagogia surgiu com a necessidade de compreender e intervir nas dificuldades de aprendizagem, unindo conceitos tanto da psicologia quanto da pedagogia. Considerando a evolução histórica da Psicopedagogia e suas diferentes concepções, como ela é definida em termos de prática, campo de investigação e saber científico?