Filtrar


Questões por página:
Para o atendimento de um equipamento elétrico resistivo monofásico de 10 kW e tensão de 400 V, foi utilizado um fio com queda de tensão unitária de 8 V/A.km, considerando os dois condutores do circuito. O maior comprimento admitido para esse circuito, de modo que a queda de tensão não ultrapasse 4%, é de:
Uma instalação industrial é alimentada em sistema trifásico, com tensão fase-neutro igual a 200 V, tendo quatro cargas equilibradas ligadas em paralelo que absorvem da rede elétrica 3 kW,5 kW,2,5 kW e 7,5 kW, com fatores de potência indutivos iguais a 0,95,0,72,0,35 e 0,68, respectivamente. Caso haja uma compensação reativa de modo a tornar unitário o fator de potência resultante, o valor da corrente de linha da instalação seria igual a:
Seja uma linha de transmissão ideal de 300 kV, com comprimento elétrico equivalente ɵ = π/3 radianos e impedância característica Zc = 300 Ω. Suponha a linha em vazio e energizada por uma fonte ideal de 300 kV, entre fases. Para que a tensão em vazio seja igual à tensão nominal da linha, a potência reativa trifásica, em Mvar, dos reatores a serem instalados em cada extremidade é:
Um transformador de corrente (TC), instalado no posto de medição, foi dimensionado para atender o equipamento de medição de uma carga trifásica cujo consumo é de 3.600 kVA, em 13 kV, e supondo-se que a relação de transformação do TC seja igual a 300-5, é CORRETO afirmar que a corrente, no secundário, (Is) será igual a:
Caso um gerador síncrono viesse a perder o sincronismo, pode-se afirmar que: