Filtrar


Questões por página:
O cálculo do curto-circuito em p.u. (I1 ) de um sistema de potência é realizado a partir da associação de todos ou parte dos equivalentes de Thèvenin do circuito visto do ponto da falta (sequências positiva, negativa e zero). Para a corrente de curto-circuito entre uma fase e o terra, é correto afirmar que:
O relé que atua diante de uma assimetria modular de tensão é classificado como:
Um equipamento inserido em um sistema de potência possui valores nominais de potência e tensão de 15 MVA e 200 kV. Os valores de base adotados no setor onde esse equipamento está instalado são 90 MVA e 100 kV. Considerando que a reatância desse equipamento para seus valores nominais é de 0,05 p.u., o novo valor em p.u. dessa reatância para a nova base é:
Uma subestação abaixadora é composta de um transformador na configuração delta-estrela de 4√3 MVA. A tensão e a corrente de curto-circuito na entrada da subestação são, respectivamente, iguais a 40 kV e 1 kA. A reatância do sistema elétrico que alimenta a subestação, considerando que a base adotada para o setor da entrada corresponde aos valores nominais do transformador, é:

Um motor trifásico que opera em regime permanente em sua potência mecânica máxima, que é igual a 20 HP, é alimentado por uma fonte com tensão de linha igual a 1000√3/3 V. O rendimento desse motor é de 0,8 e o fator de potência 0,625. A corrente elétrica solicitada por esse motor é igual a:

Dado: 1 HP = 746 W