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As rodas de conversa, o incentivo às redes e movimentos sociais e a gestão dos conflitos gerados pela inclusão das diferenças são ferramentas experimentadas nos serviços de saúde com base nas orientações da Política Nacional de Humanização (PNH). Incluir os trabalhadores na gestão é fundamental para que eles, no dia a dia, reinventem os respectivos processos de trabalho e sejam
Lançada em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) busca por em prática os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) no cotidiano dos serviços de saúde, produzindo mudanças nos modos de gerir e cuidar. A PNH estimula a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para construir processos coletivos de enfrentamento de relações de
Em 2017, a Carta dos Direitos e Deveres da Pessoa Usuária da Saúde foi atualizada. Dentre os direitos assegurados, consta que toda pessoa
Nas diretrizes operacionais do Pacto pela Vida, o controle do câncer do colo do útero e da mama é uma das prioridades. Dentre as metas pactuadas pelos três gestores do Sistema Único de Saúde para o controle do câncer da mama, consta
O quinto princípio da Carta dos Direitos dos Usuários da Saúde “assegura as responsabilidades que o cidadão também deve ter para que seu tratamento aconteça de forma adequada”. Para tanto, é INCORRETO afirmar que o cidadão deve comprometer-se a: