Questões de Concurso
Filtrar
2.450 Questões de concurso encontradas
Página 284 de 490
Questões por página:
Queimaduras são lesões dos tecidos orgânicos superficiais em decorrência de traumas de origem térmica, química, elétrica ou radioativa. Variam desde pequeno eritema na pele até agressões mais graves, capazes de desencadear um grande número de respostas sistêmicas, que serão proporcionais à extensão e à profundidade dessas lesões.
Em relação às referidas lesões e à atuação da Fisioterapia, assinale a alternativa correta.
Uma paciente de 28 anos de idade, vítima de acidente moto x carro, foi admitida há três horas, levada por equipe de trauma. Segue com sedação, em VM por TOT. Foi diagnosticada lesão medular traumática ao nível de C4-C5.
Com base nesse caso clínico, assinale a alternativa correta.
M. J., é Fisioterapeuta e foi contratado para prestar consultoria em uma empresa pública que almejava proporcionar melhores condições de trabalho aos respectivos funcionários. Após a avaliação do ambiente e dos funcionários, ele chegou à conclusão de que as condições ergonômicas impostas são causadoras de sintomas e lesões ortopédicas.
Assinale a alternativa que indica fatores que justificariam tal conclusão.
Foi solicitado a um paciente que ficasse na posição ortostática, e a avaliadora fez duas marcações na coluna deste, uma no ponto médio entre as espinhas ilíacas póstero-superiores, localizadas na transição lombossacral, e a outra 10 cm acima desse ponto. Foi então solicitado ao paciente que fizesse uma flexão máxima da coluna, sem que ocorresse a flexão dos joelhos. Nesse momento, foi feita a mensuração da distância entre os dois pontos demarcados anteriormente.
Em relação ao procedimento descrito, assinale a alternativa correta.
Fisioterapeuta é condenada a indenizar paciente
que fraturou perna durante sessão
[6/8/2014] Em decisão monocrática, o juiz José Carlos de Oliveira, em substituição ao desembargador Carlos Alberto França, condenou uma fisioterapeuta a pagar indenização a um paciente por fraturar a perna dele durante uma sessão de tratamento. O homem receberá R$ 12.450 de indenização por danos morais e R$ 3,2 mil por danos materiais.
A ação foi julgada favoravelmente ao paciente, em primeiro grau, na comarca de Jataí, mas a profissional recorreu, pedindo para diminuir os valores arbitrados. Contudo, o juiz manteve, sem reformas, a decisão. Para o magistrado, ficou comprovado “o ato imprudente praticado pela fisioterapeuta, por ter descumprido a determinação prescrita pelo médico ortopedista, em razão da gravidade das lesões sofridas pelo homem”.
Consta dos autos que o paciente foi orientado a se submeter a sessões de fisioterapia, após uma fratura na perna. Contudo, na quarta vez, ele sofreu nova fratura, em razão do exercício errado proposto pela profissional. A fisioterapeuta havia pedido que o homem ficasse de pé e realizasse alongamento da musculatura posterior da coxa. Contudo, tal movimento representou grande sobrecarga sobre o osso fraturado, indo ao contrário de todas as determinações prescritas claramente pelo médico.
Disponível em:<http://www.tjgo.jus.br> . Acesso em: 2 jan.2019, com adaptações.
Com base na análise da notícia apresentada e nos conhecimentos correlatos, assinale a alternativa correta.