Filtrar


Questões por página:
Um paciente, do sexo feminino, de 75 anos de idade, chega à clínica odontológica apresentando várias vesículas faciais de tamanho médio entre 1 a 4 mm e que, unidas, parecem ser maiores, com formação de crosta em algumas áreas, localizadas em toda hemiface direita, sem ultrapassar a linha média. Paciente apresenta dor, febre, mal-estar e cefaleia. Foi encaminhada para o serviço de odontologia, pois relata também dificuldade em abrir a boca. O cirurgião-dentista, após avaliação clínica, emite o seguinte diagnóstico:
O sarcoma de Kaposi apresenta-se como uma rara neoplasia vascular descrita, inicialmente, em 1842. A lesão se origina em células endoteliais, com evidências de origem linfática. Atualmente são reconhecidas através de quatro apresentações clínicas: clássica, endêmica, iatrogênica (imunossupressão) e a relacionada a AIDS. O sarcoma de Kaposi é provavelmente inter-relacionado/ causado pelo(a):
Biofilme dental é uma concentração sólida rica em polissacarídeos não calcificados e glicoproteínas salivares, aderida aos dentes e a outras superfícies bucais. Geralmente cresce sobre a película adquirida, cobrindo a cavidade bucal.
A remoção do biofilme dental é necessária, pois se apresenta como o fator etiológico para o desenvolvimento da doença cárie e de doenças periodontais. O controle químico da placa bacteriana é feito por meio:
A doença periodontal tem se destacado na área médica devido às conexões com as condições sistêmicas descobertas. Por exemplo, existe uma correlação entre as cardiopatias e a doença periodontal. Em ambos os casos, acham-se:
Os princípios atuais de preparo cavitário têm como base duas vertentes básicas: máxima conservação da estrutura sadia dental e bom senso do operador. Os princípios clássicos propostos por Black possuem o intuito de padronização, independente do tamanho da lesão e da localização. Caracteriza o preparo cavitário de Black: