Filtrar


Questões por página:
A diferença existente entre a dimensão vertical de repouso e a dimensão vertical de oclusão é

Leia o texto a seguir.


A reativação de determinado vírus resulta em erupção vesicular característica denominada herpes-zóster ou “cobreiro”. Iniciase por dor prodrômica do nervo afetado e, em seguida, ocorrem as erupções vesiculares. A localização das lesões é patognomônica do herpes-zóster, pois a distribuição de vesículas é unilateral, ocorrendo ao longo de um ramo nervoso, o mesmo acontecendo na mucosa bucal. Após 7 a 10 dias, as vesículas ulceram e se formam crostas na pele e ulcerações na mucosa bucal. O tratamento consiste em analgésico tópico e enxaguatórios bucais, durante a fase ulcerativa.


Qual é a doença produzida pela infecção primária desse vírus?

Visualizar Questão Comentada

Leia o caso a seguir.


A bula do anestésico local que um cirurgião-dentista utiliza frequentemente (cloridrato de lidocaína 2%) indica que a sua dose máxima individual é de 4,5 mg/kg, não devendo superar a dose máxima total de 300 mg por paciente.


Considerando que o tubete tem 1,8 ml, qual é, aproximadamente, a quantidade máxima de tubetes recomendada para ser utilizada em um tratamento odontológico de uma paciente que pesa 50 kg?

Visualizar Questão Comentada

Leia o caso a seguir.

Ao iniciar seu plantão em uma unidade de pronto atendimento (UPA), um cirurgião-dentista recebe a informação da farmacêutica da unidade que as únicas medicações disponíveis são hidrocortisona, metadona, paracetamol e tenoxicam. Para um caso de paciente com dor severa, resolve prescrever um analgésico opioide.


Nesse caso, qual é a medicação que deverá ser prescrita?

Visualizar Questão Comentada

Leia o caso a seguir.


O responsável por paciente criança relata que ela possui condição rara, geneticamente determinada, caracterizada por uma malformação do tronco cerebral e do cerebelo. O diagnóstico foi feito após a ressonância magnética do cérebro apresentar o "sinal do dente molar", uma hipoplasia ou agenesia do verme cerebelar, com alargamento dos pedúnculos cerebelares superiores. Paciente apresenta hipotonia, ataxia, apneia neonatal e atraso no desenvolvimento motor e cognitivo, dificuldade na coordenação motora fina, atraso na fala, deficiência intelectual e alterações oculares (nistagmo).


Qual é a condição descrita nesse caso?

Visualizar Questão Comentada