Filtrar


Questões por página:
Em relação às características gerais diferenciais entre os dentes decíduos comparados com os dentes permanentes, analise as afirmativas:

I. O esmalte dos dentes decíduos é mais permeável e mais facilmente desgastado que o dos permanentes. A espessura do esmalte é mais fina: varia em torno de 0,5 a 1,0 mm.

II. O esmalte tem espessura igual ou quase igual em todas as faces da coroa, terminando abruptamente ao nível do colo. Nessa porção cervical, os prismas de esmalte inclinam-se para oclusal, em vez de se orientarem para cervical, como ocorre nos permanentes.

III. Em relação à suscetibilidade à cárie dos dentes decíduos, em função de sua menor mineralização, os decíduos são menos resistentes que os permanentes. Esse fato, quando associado à dieta inadequada, possibilita que a destruição causada pelo processo carioso seja rápida e agressiva.

É correto o que se afirma em:
Sobre anatomia humana dental e biogênese da dentição, analise as afirmativas:

I. O dente humano é constituído por tecidos mineralizados – esmalte e dentina em sua parte coronária e cemento e dentina na sua porção radicular.

II. Os tecidos mineralizados envolvem a polpa dentária, um tecido conjuntivo frouxo que ocupa um espaço na porção interna do dente denominado cavidade pulpar.

III. A cavidade pulpar pode ser didaticamente dividida em uma porção coronária, ou câmara pulpar, e em uma porção radicular, ou sistema de canais radiculares (SCR), cuja forma geralmente reflete a anatomia externa do dente.

É correto que se afirma em:
Um paciente necessita fazer bochecho semanal com fluoreto de sódio. Assinale a concentração indicada:
Assinale a estrutura anatômica intimamente relacionada à parafunção apertamento dentário:
É considerado fator etiológico de uma doença periodontal: