Filtrar


Questões por página:
A Doença Periodontal (DP) é uma doença infecciosa, onde as alterações de forma e função são consideradas sinais. No Brasil, a percentagem de pessoas com algum problema periodontal é alta desde a faixa dos 15 aos 19 anos, a partir daí aumentando conforme a idade. Sobre a doença periodontal, analise as alternativas a seguir e assinale a incorreta.

“A Doença Periodontal (DP) deve ser vista como um processo de _____ entre as ações de agressão e defesa sobre os tecidos de sustentação e proteção do dente, que tem como principal determinante _____, a partir das diferentes respostas dadas pelo hospedeiro. A DP se constitui, atualmente, em um importante fator de risco para parto prematuro de baixo peso, diabetes e _____ e cardíacas.” Este trecho foi retirado do Caderno de Atenção Básica nº 17.

Assinale a alternativa que preencha correta e respectivamente as lacunas.

O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Pode ser considerado uma importante estratégia de controle da doença cárie, capaz de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços odontológicos. Quanto à técnica, assinale a alternativa incorreta.
Em pacientes com histórico de doença cárie, o retorno para manutenção deve ser instituído como rotina, ter frequência definida pela avaliação da atividade de doença e fatores de risco individuais e ser agendado de acordo com cada situação. O uso de selantes, uma técnica bastante utilizada na odontologia em crianças e adolescentes, tem, segundo o Caderno de Atenção Básica nº17, o uso indicado na presença simultânea de algumas condições. A respeito disso, assinale a alternativa correta.
O Caderno de Atenção Básica nº 17, traz informações importantes sobre a doença cárie, como os fatores de prevenção, promoção, tratamento e manutenção. Quanto às indicações restauradoras e reabilitadoras contidas em tal documento, analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F)
( ) As lesões restritas ao esmalte dentário devem ser monitoradas, não sendo indicada a abertura. ( ) A abertura de sulcos escurecidos devem ser realizadas sempre, uma vez que se tratam de cárie ativa. ( ) Lesões não cavitadas e com alteração de cor que indicam possibilidade de cárie na dentina devem ter seu diagnóstico complementado por radiografia. ( ) A conservação da maior quantidade de tecidos dentários deve ser prioridade, sendo assim, a dentina desorganizada deve ser mantida em cavidades profundas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo