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A habilidade de diagnosticar e solucionar problemas em veículos é crucial para um mecânico. Isso requer conhecimento técnico, atenção aos detalhes e capacidade de interpretar os sintomas apresentados pelo veículo.
Um veículo chega à oficina com o motor superaquecendo. O mecânico, após uma análise, constata que a ventoinha de arrefecimento não está funcionando.
Quais as possíveis causas para o problema na ventoinha e como o mecânico pode realizar o diagnóstico para identificar a causa raiz do defeito?
A suspensão de um veículo é um sistema complexo que desempenha um papel crucial no conforto, segurança e dirigibilidade. A escolha do tipo de suspensão depende das características do veículo e das necessidades de aplicação.
Um veículo de passeio precisa de uma suspensão que ofereça conforto aos passageiros e boa estabilidade em curvas. Qual dos seguintes tipos de suspensão seria o mais adequado para atender a esses requisitos?
Assim como o maestro precisa conhecer cada instrumento para extrair o melhor som, o operador precisa dominar os princípios básicos da mecânica para garantir o bom funcionamento e a longevidade de suas máquinas.

Analise as seguintes afirmações sobre o sistema de arrefecimento de um motor a diesel.

I. O sistema de arrefecimento tem como principal função evitar o superaquecimento do motor, mantendo-o em uma temperatura ideal de funcionamento.

II. O líquido de arrefecimento, composto basicamente por água e aditivos, circula pelo motor absorvendo o calor e dissipando-o através do radiador.

III. O termostato é um componente que controla o fluxo do líquido de arrefecimento, permitindo que ele circule pelo motor apenas quando atinge a temperatura ideal.


É correto o que se afirma em:
Assinale a alternativa incorreta sobre sistema de lubrificação de motores de combustão interna.
Sobre o Gás Natural Veicular – GNV, analise os itens abaixo:

I- A queima do GNV é mais rápida que a da gasolina e isso faz com que haja uma rapidez na queima da mistura ar/GNV, comparado ao tempo da mistura ar/gasolina. Isso requer um atraso na ignição para compensar.
II- É um combustível disponibilizado na forma gasosa. Diferencia-se do gás liquefeito de petróleo (GLP) por ser constituído por hidrocarbonetos na faixa do metano e do etano.
III- É um combustível extremamente seguro se o veículo for preparado em uma oficina credenciada; os acidentes registrados até hoje são devidos a adaptações realizadas por pessoas não habilitadas.

Estão CORRETOS os itens: