Questões de Concurso
Filtrar
1.274 Questões de concurso encontradas
Página 100 de 255
Questões por página:
Para que uma reportagem de televisão fique atrativa para o telespectador é preciso que seja ilustrada por imagens. Com base nesta ideia, analise as asserções a seguir:
I. A palavra precisa dar apoio à imagem, e não competir com ela.
II. É preciso identificar nos textos quais são os elementos fundamentais da notícia, mesmo que sejam mostrados pelas imagens.
III. O texto da reportagem televisiva deve ser descritivo para permitir que deficientes visuais compreendam a reportagem.
IV. O texto não tem o poder de valorizar uma imagem, por isso é preciso priorizar a imagem em detrimento do texto.
Está CORRETO apenas o que se afirma em:
No livro “Jornalismo diário: reflexões, recomendações, dicas e exercícios” (São Paulo: Publifolha,2012, p.95), a autora Ana Estela de Sousa Pinto explica que “No Brasil, a maioria dos órgãos não mantém dados disponíveis e não os divulga quando o jornalista precisa deles. Muitas assessorias de imprensa retêm as informações quando julgam que a reportagem pode ser “negativa” para o órgão em que trabalham”.
Assinale a reportagem em que o profissional não dependeria das assessorias para elaboração.
No jornalismo online a pirâmide invertida não é mais a principal forma para redação de notícias. Os textos podem ser escritos, por exemplo, separados em blocos. “Dividir a sua reportagem em blocos maximiza o potencial de leitura. As reportagens podem ser complexas, com vários assuntos, ângulos e áreas de cobertura”. (WARD,2006, p.127).
Considerando a afirmação acima, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
I. Quando uma reportagem é escrita em blocos, o número de pontos de entrada para diferentes elementos, como áudio, vídeo e links, aumenta.
PORQUE
II. O meio online é considerado não-linear e a maioria dos elementos multimídia, quando inseridas no texto em formato pirâmide invertida, é produzida de modo periférico e não integral.