Filtrar


Questões por página:
Conforme as disposições do Ministério da Saúde, os parâmetros para inclusão de doenças e agravos na Lista de Notificação Compulsória devem obedecer a alguns critérios. Levando em consideração essa afirmativa relacione os termos e seus respectivos conceitos. Logo após, assinale a alternativa correta quanto a associação entre termo e respectivo conceito.
( 1) Magnitude (2) Potencial de Disseminação (3) Transcendência (4) Vulnerabilidade (5) Compromissos internacionais (6) Ocorrência de emergências de saúde pública, epidemias e surtos
( )Medida pela disponibilidade concreta de instrumentos específicos de prevenção e controle da doença, propiciando a atuação efetiva dos serviços de saúde sobre indivíduos e coletividades ( )Aplicável a doenças de elevada frequência, que afetam grandes contingentes populacionais e se traduzem em altas taxas de incidência, prevalência, mortalidade e anos potenciais de vida perdidos ( )Situações que impõe notificação imediata de todos os eventos de saúde que implicam risco de disseminação de doenças, com objetivo de delimitar a área de ocorrência, elucidar o diagnostico e deflagrar medidas de controle aplicáveis. ( )Representado pelo elevado poder de transmissão da doença, através de vetores ou outras fontes de infecção, colocando sob o risco a saúde coletiva ( )Metas continentais ou mundiais de controle, de eliminação ou erradicação de doenças, previstas em acordos firmados pelo governo brasileiro com organismos internacionais ( )Expressa-se principalmente por severidade (taxa de letalidade, hospitalização e sequelas); relevância social (valor imputado pela sociedade à ocorrência da doença, e que se manifesta pela sensação de medo, de repulsa ou de indignação); e relevância econômica (prejuízos decorrentes de restrições comerciais, redução de força de trabalho, absenteísmo escolar e laboral, entre outros.
A sequência CORRETA é:

De acordo com o Art.1º da Portaria nº 104, de 25 de janeiro de 2011, atribua o número ao conceito e a respectiva terminologia:


1. Agravo.

2. Doença.

3. Emergência de Saúde Pública de Importância Nacional.

4. Evento.

5. Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional


( )É uma enfermidade ou estado clínico, independentemente de origem ou fonte, que represente ou possa representar um dano significativo para os seres humanos.

( ) É a manifestação de doença ou uma ocorrência que apresente potencial para causar doença

( )É qualquer dano à integridade física, mental e social dos indivíduos provocado por circunstâncias nocivas, como acidentes, intoxicações, abuso de drogas, e lesões auto ou heteroinfligidas.

( ) É um evento que apresente risco de propagação ou disseminação de doenças para mais de uma Unidade Federada - Estados e Distrito Federal - com priorização das doenças de notificação imediata e outros eventos de saúde pública, independentemente da natureza ou origem, depois de avaliação de risco, e que possa necessitar de resposta nacional imediata.

( )É evento extraordinário que constitui risco para a saúde pública de outros países por meio da propagação internacional de doenças e que potencialmente requerem uma resposta internacional coordenada.


A sequência CORRETA é:

É importante considerar, no processo epidêmico, os conceitos de controle, eliminação e erradicação de doenças. Nesse sentido, de acordo com o Ministério da Saúde (Guia de Vigilância em Saúde,2021), a Organização Pan-Americana da Saúde, em abril de 2015, declarou a Região das Américas livre de

Visualizar Questão Comentada

Considere os dados hipotéticos sobre o município de Itiquira-MT para o ano de 2021:


População total: 14.000


Óbitos menores que 1 ano

5

Óbitos menores que 5 anos

25

Óbitos totais

70

Óbitos menores que 65 anos

62

Nascidos vivos: 200

200

Analisando esses dados, o resultado do cálculo dos coeficientes de mortalidade infantil e de mortalidade geral são, respectivamente,

Sobre a história e concepções da epidemiologia, analise os itens a seguir:

I. Ao longo da história, a maneira como as pessoas e os grupos sociais conceberam a doença, a saúde, as suas causas e a relação entre os dois processos que influencia a forma de compreender a epidemiologia e, consequentemente, nas possibilidades de prevenção e intervenção sobre as doenças, os danos e os eventos relacionados à saúde.
II. A teoria humoral explicava cada surto de doença como decorrente da conjugação de diversos fatores de naturezas distintas (astrológicos, climáticos, ambientais, sanitários) capaz de gerar uma constituição pestilencial que tornava o ar corrompido.
III. A teoria apocalíptica (do clero) explicou a mesma epidemia como punição divina pelos pecados humanos e intensificou a prática de procissões, ladainhas e penitências para serenar a ira divina. A ideia de apocalipse permitia explicar o fato de o mal atingir a todos.
IV. No Renascimento e no Iluminismo (séculos XVI a XIX) ocorreram transformações na maneira de compreender o mundo e nas ideias sobre a natureza e a origem das doenças em decorrência da intensificação do comércio, do declínio do poderio da nobreza e da igreja e do intenso desenvolvimento do conhecimento no campo da filosofia, das artes e das ciências (exatas, naturais e humanas).
V. Durante o século XIX o desenvolvimento industrial atraiu grande número de trabalhadores, o que impactou no rápido crescimento da população urbana. A precariedade das condições de vida e trabalho dos operários (moradias e alimentação precárias, falta de saneamento, extensas jornadas de trabalho) favorecia a disseminação de doenças infecciosas e as epidemias continuavam a ser problema social e econômico.

Estão CORRETAS: