Filtrar


Questões por página:
A comunicação social determina a pauta pública, e pretere certos assuntos ao invés de ressalta-los, dando ênfase a outros. Tal fato influencia diretamente o indivíduo e sua interação social pois, ele recorre aos meios de comunicação para obter embasamento para se expressar tendo como perspectiva suas observações do ambiente. Assim sendo, a Teoria da Espiral do Silêncio, da cientista política Elizabeth Noelle-Newmann, apresenta por característica principal:
Todo jornalista intermedia o fato ou fonte de informação e o leitor. Essa intermediação se dá, principalmente, através de:
Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
Ao analisar o processo de formação da agenda setting e as suas variáveis, é possível compreender, do ponto de vista da comunicação, os vetores que influenciam um problema social, fazendo com que resultem em uma política pública. Em especial, o vetor principal da agenda setting é, portanto:
O infográfico é um recurso que vem sendo muito utilizado na imprensa para tornar mais simples a compreensão de temas informacionais complexos. Além disso, pode-se dizer que ele é um gênero: