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Todo jornalista intermedia o fato ou fonte de informação e o leitor. Essa intermediação se dá, principalmente, através de:
Para explicar o impacto dos meios de comunicação na construção da opinião pública, foi desenvolvido o conceito de “estabelecimento de agenda” (Agenda-setting) no qual, em um dos seus aspectos aponta-se que as decisões tomadas na seleção de noticiar uma informação em detrimento de outra tem um papel significativo na construção da realidade. Essa teoria propõe que os meios de comunicação tem a capacidade de influenciar a agenda pública, determinando quais temas são entendidos por importantes pela sociedade. Isso posto, a teoria da Agenda Setting também engloba:
Ao analisar o processo de formação da agenda setting e as suas variáveis, é possível compreender, do ponto de vista da comunicação, os vetores que influenciam um problema social, fazendo com que resultem em uma política pública. Em especial, o vetor principal da agenda setting é, portanto:
O infográfico é um recurso que vem sendo muito utilizado na imprensa para tornar mais simples a compreensão de temas informacionais complexos. Além disso, pode-se dizer que ele é um gênero:
O gênero do discurso que transforma uma informação complexa em uma de compreensão rápida e atrativa e usa, para isso, recursos tais como textos, ilustrações, gráficos, ícones, diagramas, sons, quadros, legendas, mapas, números e tabelas é chamado de: