Filtrar


Questões por página:
Sobre a fase adulta e suas implicações para a promoção da saúde e a prevenção de doenças, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa correta.


I. A fase adulta é favorável à prevenção em saúde, porque os indivíduos têm autonomia para organizar sua alimentação, além de influenciarem o ambiente alimentar de outras pessoas.


II. Episódios de doença própria, de familiares ou de pessoas próximas podem atuar como gatilhos para maior atenção ao autocuidado e para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis.


III. O Guia Alimentar para a População Brasileira recomenda que as refeições sejam realizadas em ambientes tranquilos, sem telas e outras distrações.


IV. A heterogeneidade dos estilos de vida dos adultos reduz a necessidade de intervenções nutricionais individualizadas, tornando possível a aplicação de recomendações padronizadas para todos.
Em relação à fisiologia da sarcopenia, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada
Sobre a influência dos hormônios na taxa metabólica, assinale a alternativa correta.
Visualizar Questão Comentada

Dentro do contexto da soberania e segurança alimentar e nutricional, assinale CORRETAMENTE sobre a maneira que a valorização da identidade cultural dos povos indígenas e comunidades tradicionais pode impactar a produção de alimentos e o acesso a uma alimentação saudável.

Diante da crescente prevalência de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNTs) associadas a hábitos alimentares inadequados, a compreensão dos determinantes sociais e comportamentais torna-se fundamental para a implementação de estratégias de intervenção eficazes. Considerando a epidemiologia das DCNTs e as melhores práticas em nutrição, a abordagem de intervenção mais complexa e que pode promover mudanças sustentáveis na saúde da população é: