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Questões por página:
O estudo e a vivência da Ginástica envolvem o conhecimento entre as diferentes formas de exercitar e conhecer o próprio corpo. Por isso, ela deve ser problematizada e vivenciada nas aulas de Educação Física. Na 1ª coluna estão destacados alguns tópicos que podem ser tratados no eixo temático. Associe as habilidades esperadas da 2ª coluna com os referidos tópicos.

1 Importância da Ginástica e dos exercícios físicos na vida dos sujeitos ( ) Identificar a influência da mídia na prática das atividades físicas
2 Cuidados durante a prática de atividade física: hidratação, ( ) Vivenciar diferentes movimentos ginásticos vestuário, alimentação, dentre outros
3 A padronização dos gestos nas atividades físicas ( ) Compreender como hábitos alimentares saudáveis contribuem, juntamente com a prática de atividade física, para a melhoria da saúde dos sujeitos
4 Características e fundamentos da Ginástica Geral, ( ) Identificar as alterações orgânicas que Ginástica de Solo e Movimentos Acrobáticos. ocorrem no corpo durante e depois da atividade física

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:
Pensar a Educação Física como componente curricular é pensar que ela possui uma especificidade de conhecimentos a serem ensinados e aprendidos na escola. Bracht (1997), analisando o objeto da Educação Física, explicita as seguintes possibilidades:
I. Atividade física esportiva – defende o desenvolvimento de aptidões físicas, tendo como matriz as ciências biológicas, sem considerar a influência histórica e social. II. Movimento humano – considera o movimento humano como objeto graças à absorção do discurso da aprendizagem motora, do desenvolvimento motor e da psicomotricidade. III. A cultura corporal de movimento – o movimentar-se é entendido como uma forma de comunicação com o mundo, como uma forma de linguagem.

Estão CORRETAS as proposições:
Dentre os objetivos da Educação Física escolar voltados a uma educação para um estilo de vida ativo, é INCORRETO o que se encontra em:
A década de 1980 foi um período significativo de mudanças no Brasil que refletiram nas concepções da Educação Física escolar. Surgiram novos movimentos inspirados no momento histórico social por que passara o País, a Educação e a Educação Física. Várias concepções passaram a coexistir na área. As assertivas abaixo destacam algumas delas:

I. Abordagem crítico-superadora – Esta pedagogia levanta questões de poder, interesse, esforço e contestação. Acredita que qualquer consideração sobre a pedagogia mais apropriada deve versar não somente sobre questões de como ensinar, mas também sobre como adquirimos esses conhecimentos, valorizando a questão da contextualização dos fatos e do resgate histórico.
II. Abordagem sistêmica – Nela existe a preocupação de garantir a especificidade, na medida em que considera o binômio corpo/movimento como meio e fim da Educação Física escolar.
III. Abordagem cultural – do ponto de vista das orientações didáticas, o papel do professor nessa concepção confronta, num primeiro momento, o aluno com a realidade do ensino, o que se denominou transcendência de limites.
IV. Abordagem construtivista-interacionista – a habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro dessa abordagem, pois é através dela que os seres humanos se adaptam aos problemas do cotidiano, resolvendo problemas motores.
V. Abordagem contida nos PCN – é eclética e aponta no sentido de abarcar as diferentes possibilidades da Educação Física na escola, ou seja, a saúde, o lazer e a reflexão crítica dos problemas envolvidos na cultura corporal de movimento.

Estão CORRETAS apenas as proposições:
Em se tratando das legislações atuais acerca da Educação Física na educação básica, especificamente a LDB e as Diretrizes Curriculares Nacionais, assinale a afirmativa INCORRETA: