Filtrar


Questões por página:
Os esportes podem ser classificados a partir da lógica interna, critérios de cooperação, interação com o adversário, desempenho motor e objetivos táticos da ação. De acordo com essa lógica, é possível classificá-los como: de marca, de precisão, de invasão ou territorial, de rede/quadra dividida ou de parede de rebote, de combate, técnico-combinatório, de campo e taco.

Marque a opção em que os esportes foram corretamente classificados de acordo com esses modelos apresentados.
Na Educação Física escolar, as lutas podem ser classificadas a partir da distância entre os oponentes. Nesse sentido, é correto afirmar que
O jogo, enquanto manifestação da cultura de movimento, está em constante transformação e pode ser ressignificado nas aulas de Educação Física para atender a diferentes contextos e objetivos. No contexto escolar, a ressignificação do jogo ocorre quando o professor
As ginásticas de demonstração integram diversas manifestações, como danças, artes circenses e jogos, caracterizando-se pela inclusão, interação social e ausência de competição. A principal representante dessa modalidade é a
Considere a situação hipotética a seguir. Ao abordar o conteúdo esporte com uma turma do 2º ano do ensino médio, o professor de Educação Física desenvolveu uma sequência de aulas ao longo do semestre, utilizando diversas estratégias metodológicas e diferentes perspectivas pedagógicas. Ao todo, foram desenvolvidos quatro momentos.

(I) Inicialmente, trabalhou o esporte inclusivo, destacando suas características lúdicas e a adaptação de regras para promover a participação de todos os estudantes.
(II) Em seguida, introduziu os aspectos técnicos e táticos de uma modalidade esportiva específica, incentivando a aplicação desses conhecimentos em vivências práticas, nas quais os estudantes participaram de disputas com foco em desempenho e resultados. Além disso, complementando a abordagem, os estudantes assistiram a um vídeo de um jogo oficial, analisando o desempenho dos atletas, as estratégias utilizadas pelas equipes e os elementos que compõem a lógica da competição esportiva.
(III) Mais adiante, ainda dentro do semestre, o professor promoveu debates sobre o universo esportivo, abordando temas como as carreiras de atletas, oportunidades de trabalho, desigualdades salariais e de gênero, além das implicações sociais e culturais do esporte na sociedade contemporânea.
(IV) Para encerrar a unidade, ele propôs um festival esportivo sem caráter eliminatório, no qual os próprios estudantes escolheram as modalidades, definiram o formato das disputas, organizaram as regras e planejaram a realização das atividades em espaços comunitários e fora do horário regular de aula, promovendo autonomia, protagonismo juvenil e integração com a comunidade.

A considerar que as sequências didáticas descritas foram desenvolvidas ao longo do semestre letivo, é correto afirmar que as aulas correspondentes a cada momento especificado contemplaram, respectivamente, as seguintes perspectivas do esporte: