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A atuação dos músculos esqueléticos, em especial a força muscular, é um fator essencial para o desempenho de habilidades motoras relacionadas ao desempenho esportivo ou às atividades da vida diária. A atrofia muscular é um conceito relacionado à estrutura e função dos músculos esqueléticos. Em relação à atrofia muscular, é correto afirmar que
Diferentes concepções sobre o corpo humano perpassam a história da Educação Física. Elas respondem pela formação do que as pessoas pensam e como agem em relação a seus corpos. De acordo com Daolio (2004), o corpo
No artigo escrito por Rodrigues e Bracht (2010), o tema principal dos estudos de casos publicados é o que os autores definem como conjunto de saberes e fazeres, de valores e comportamentos que configuram sentidos e significados vinculados às práticas corporais tematizadas e construídas pela Educação Física no âmbito da instituição escolar. Em outras palavras, o que esses autores pesquisaram, e que corresponde a essa definição, foi a
Em meados do século XIX, diversos países da Europa, impulsionados por um movimento de moralização sanitária, tratam de reorganizar o espaço de vida de seus habitantes ao mesmo tempo em que se veicula a ideia de que as classes populares viviam mal por estarem impregnadas de vícios e por viverem sem regras. A Educação Física acaba por se tornar uma ferramenta utilizada pelas classes no poder para corroborar o discurso da necessidade de garantir aos pobres a saúde e a formação de hábitos morais. Nesse sentido, e de acordo com Soares (2001), a Educação Física seria utilizada com o objetivo de moralizar os hábitos e
A Educação Física tem um papel importante no desenvolvimento global dos alunos com deficiência, tanto no desenvolvimento intelectual, social e afetivo. Ela procura tratar o aluno sem que haja desigualdades, elevando a autoestima e a autoconfiança por meio das possibilidades de inclusão de atividades. Em relação ao texto, considere os cuidados e orientações:
I analisar o tipo de necessidade especial. II participar das atividades somente com supervisão médica. III a necessidade de supervisão médica ou de especialista, caso não haja professores preparados. IV o aluno não pode participar de jogos e/ou danças devido a sua limitação. V deve ser estimulada a participação em competições oficiais.
Dos itens apresentados, estão corretos apenas: