Questões de Concurso
Filtrar
2.489 Questões de concurso encontradas
Página 338 de 498
Questões por página:
Questões por página:
Concurso:
Prefeitura de Lajedo - PE
Disciplina:
Educação Física
Analise as afirmativas a seguir:
I. O voleibol é uma modalidade esportiva rica em regras. Nesse esporte, não é permitido, por exemplo, fazer a bola passar sobre a rede, utilizar luvas durante o jogo e nem mesmo formar duplas para uma competição.
II. A prática do vôlei não exige a realização de movimentos dos membros superiores, pois os movimentos repetitivos praticados pelos atletas desse esporte compreendem apenas os movimentos dos membros inferiores.
Marque a alternativa CORRETA:
Disciplina:
Educação Física
A Educação Física componente curricular obrigatório da educação básica possui como fundamento o trabalho com a cultura corporal de movimento. Tendo em vista esta condição, analise as afirmativas abaixo.
I. É importante ao aluno deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. PORQUE
II. Atualmente entende-se que a Educação Física, como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que irá reproduzir essa cultura.
Estão corretas as afirmativas:
I. É importante ao aluno deter o instrumental necessário para usufruir de jogos, esportes, danças, lutas e ginásticas em benefício do exercício crítico da cidadania e da melhoria da qualidade de vida. PORQUE
II. Atualmente entende-se que a Educação Física, como disciplina escolar, deve tratar da cultura corporal, em sentido amplo: sua finalidade é introduzir e integrar o aluno a essa esfera, formando o cidadão que irá reproduzir essa cultura.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
As ginásticas de conscientização corporal podem ser definidas como atividades físicas que combinam movimentos lentos e suaves com exercícios de respiração para fortalecer integralidade corpo/mente sendo hoje consideradas uma das formas de ginástica associadas ao currículo em Educação Física. Sobre estas formas de ginástica, analise as afirmativas abaixo.
I. As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
II. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
III. Essas práticas podem ser denominadas de diferentes formas, como: alternativas, introjetivas, introspectivas, suaves. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
IV. Como qualquer forma de condicionamento físico estas formas de ginástica se guiam por princípios do treinamento desportivo como adaptação, interdependência volume-intensidade e principalmente sobrecarga.
Estão corretas as afirmativas:
I. As ginásticas de conscientização corporal reúnem práticas que empregam movimentos suaves e lentos, tal como a recorrência a posturas ou à conscientização de exercícios respiratórios, voltados para a obtenção de uma melhor percepção sobre o próprio corpo.
II. Algumas dessas práticas que constituem esse grupo têm origem em práticas corporais milenares da cultura oriental.
III. Essas práticas podem ser denominadas de diferentes formas, como: alternativas, introjetivas, introspectivas, suaves. Alguns exemplos são a biodança, a bioenergética, a eutonia, a antiginástica, o Método Feldenkrais, a ioga, o tai chi chuan, a ginástica chinesa, entre outros.
IV. Como qualquer forma de condicionamento físico estas formas de ginástica se guiam por princípios do treinamento desportivo como adaptação, interdependência volume-intensidade e principalmente sobrecarga.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
A Educação Física em suas relações com a construção de projetos de vida envolve reflexões/definições não só em termos de vida afetiva, família, estudo e trabalho, mas também de saúde, bem-estar, relação com o meio ambiente, espaços e tempos para lazer, práticas corporais, práticas culturais, experiências estéticas, participação social, atuação em âmbito local e global. No que diz respeito ao lazer, analise as proposições ao que cabe à Educação Física na condição de componente curricular.
I. A educação para o lazer possui uma função importante no que tange a diminuir as diferenças das condições de lazer e na garantia de igualdade de oportunidades e recursos.
II. A educação para o lazer pode ser compreendida também como uma ferramenta de defesa contra a homogeneização e internacionalização dos conteúdos veiculados pelos diversos meios de comunicação de massa, diminuindo seus efeitos, através da ampliação e desenvolvimento do espírito crítico.
III. A educação para o lazer tem como premissa central a transmissão de conhecimentos e habilidades para o lazer, através da oportunidade de participação em programas de recreação públicos ou privados que atendam estas necessidades nos educandos.
Estão corretas as afirmativas:
I. A educação para o lazer possui uma função importante no que tange a diminuir as diferenças das condições de lazer e na garantia de igualdade de oportunidades e recursos.
II. A educação para o lazer pode ser compreendida também como uma ferramenta de defesa contra a homogeneização e internacionalização dos conteúdos veiculados pelos diversos meios de comunicação de massa, diminuindo seus efeitos, através da ampliação e desenvolvimento do espírito crítico.
III. A educação para o lazer tem como premissa central a transmissão de conhecimentos e habilidades para o lazer, através da oportunidade de participação em programas de recreação públicos ou privados que atendam estas necessidades nos educandos.
Estão corretas as afirmativas:
Disciplina:
Educação Física
Os jogos e brincadeiras se constituem em elementos da cultura corporal de movimento que em seus desenvolvimentos proporcionam um processo lúdico, autônomo e criativo. Suas propriedades pedagógicas são exploradas em várias esferas do processo educacional formal. Tendo em vistas estes aspectos associados aos jogos e brincadeiras, analise as afirmativas abaixo.
I. É importante fazer uma distinção entre jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino. Não é raro que, no campo educacional, jogos e brincadeiras sejam inventados com o objetivo de provocar interações sociais específicas entre seus participantes ou para fixar determinados conhecimentos.
PORQUE
II. O jogo, nesse sentido, é entendido como meio para se aprender outra coisa, como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola e, desta forma, assumindo uma característica eminentemente pedagógica e não lúdica.
Estão corretas as afirmativas:
I. É importante fazer uma distinção entre jogo como conteúdo específico e jogo como ferramenta auxiliar de ensino. Não é raro que, no campo educacional, jogos e brincadeiras sejam inventados com o objetivo de provocar interações sociais específicas entre seus participantes ou para fixar determinados conhecimentos.
PORQUE
II. O jogo, nesse sentido, é entendido como meio para se aprender outra coisa, como no jogo dos “10 passes” quando usado para ensinar retenção coletiva da posse de bola e, desta forma, assumindo uma característica eminentemente pedagógica e não lúdica.
Estão corretas as afirmativas: