Filtrar


Questões por página:
Na segunda metade do séc. XX, as atividades esportivas foram consideradas como fatores que poderiam colaborar na melhoria da força de trabalho voltada aos objetivos do então chamado “milagre econômico brasileiro". Nesse período, estreitaram-se os vínculos entre o esporte e o nacionalismo. Um bom exemplo disso é o uso que se fez da campanha da seleção brasileira de
Na década de 70, a Educação Física foi vista como algo que poderia cumprir a importante função de manter a ordem e o progresso no Brasil. Investiu-se nela, adotando-se diretrizes pautadas no nacionalismo, na integração e segurança nacionais, e na formação de um exército composto por uma juventude forte e saudável. Essas ações constituíam tentativas de desmobilizar as forças políticas oposicionistas.

Essas ações ocorreram por imposição
A Educação Física que se ensinava no Brasil nas décadas de 20 e 30 do séc. XX era baseada em métodos europeus. Esses métodos incluíam, entre outros, o sueco, o alemão, o francês, e faziam parte de um movimento mais amplo, de natureza cultural e política, que representou a primeira sistematização científica da Educação Física no Ocidente.

Esse movimento ficou conhecido como Movimento
Embora a elite imperial do séc. XIX estivesse de acordo com os pressupostos higiênicos e físicos, havia uma forte resistência em relação à realização de atividades físicas por conta da associação que se fazia entre o trabalho físico e o trabalho escravo. Qualquer ocupação, que implicasse em esforço físico, era vista com maus olhos e considerada de menor importância. Essa atitude dificultava que a prática de atividades físicas nas escolas se tornasse obrigatória.

Nessa conjuntura, o incentivo à prática de atividade física ficou restrito a instituições que visavam formar indivíduos saudáveis e fortes que pudessem atuar em defesa da pátria.

Essas instituições eram as
Em meados do séc. XIX existia no pensamento político e intelectual brasileiro uma forte preocupação com a pureza da raça branca. Como a população de escravos negros no país era muito grande, existia o temor de uma “mistura" que “desqualificasse" a raça branca. Dessa forma, a educação sexual associada à Educação Física deveria incutir nos homens e mulheres a responsabilidade de manter essa “pureza" e “qualidade" da raça branca.

Esse ideário, no qual a Educação Física exerce um papel de segregação racial, foi denominado de