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Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.


A inserção da educação física nas escolas como disciplina obrigatória vem fazendo parte das determinações governamentais ao longo da história no Brasil a partir do século XIX.

Acerca da política educacional e da educação física, julgue o item a seguir.


Os Parâmetros Curriculares Nacionais estão inseridos no tema de políticas públicas porque foram estabelecidos por lei ordinária.

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Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o próximo item a respeito de cultura e educação física.


Dado o vasto patrimônio cultural do país, a educação física nas escolas brasileiras, como prática cultural, permite a vivência de diferentes atividades corporais que envolvam jogos, esportes, danças, lutas, ginásticas, atividades rítmicas das mais variadas origens étnicas, sociais e regionais.

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A cultura do movimento, embora possa ser diversificada, adaptada, vivenciada, assistida ou modificada, refere-se a toda e qualquer prática corporal exclusiva do esporte.

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A cultura corporal, por designar um vasto e rico campo da cultura, com abrangência da produção de práticas expressivo-comunicativas fundadas na subjetividade e externalizadas pela expressão do corpo, afasta-se das configurações próprias de uma linguagem.