Filtrar


Questões por página:

Gallahue (1982) propõe um modelo de sequência de estágio de desenvolvimento, com o propósito de servir de base à programação de atividade motoras para a Educação Física. Parte do ponto de vista de que as mudanças, observáveis nas características do movimento, refletem o processo de desenvolvimento, orientando ao nível mais superior da sequência para aquisição de habilidades esportivas.


Relacione e enumere a sequência de fases de desenvolvimento motor para cada faixa etária e, em seguida, assinale a alternativa CORRETA.


I - Movimentos determinados culturalmente.

II - Combinação de movimentos fundamentais.

III - Movimentos fundamentais.

IV - Movimentos rudimentares.

V - Movimentos reflexos.


( ) Vida intrauterina a quatro meses após o nascimento.

( ) 2 a 7 anos.

( ) 1 a 2 anos.

( ) A partir de 12 anos.

( ) De 7 a 12 anos.

A organização das sensações relativas ao próprio corpo em conexão com os dados do mundo exterior. O conceito refere-se a:

De acordo com Fernandes Filho (2003), a avaliação da composição corporal pode ser realizada através da aferição das medidas de dobras cutâneas. Ainda segundo o autor o método possui alta fidedignidade, ótima correlação e utiliza como material principal o compasso de dobras cutâneas. Diante do exposto, marque a alternativa que apresenta a sequência correta de utilização do método.
Dentro do processo de avaliação da Educação Física existe a necessidade de se fazer testes e medidas. Pode-se conceituar, respectivamente, essas duas categorias como:
A avaliação física realizada na Educação Física é importante para orientar o trabalho dos profissionais dessa área. A utilização de diferentes testes, promove o acompanhamento dos resultados de maneira coerente e concreta para se obter os melhores resultados com o menor espaço de tempo. Para que um teste possa ser usado na Educação Física, de maneira correta e segura, é necessário obedecer a três princípios: