Filtrar


Questões por página:
e acordo com a teoria da ciência econômica, referem-se a conceitos econômicos, levados em conta nas decisões individuais:

I. O trade off entendido como termo que define uma situação de escolha conflitante, ou seja, quando uma ação econômica, visando à resolução de determinado problema acarreta, inevitavelmente, outros problemas.

II. O custo de oportunidade é aquilo que o agente econômico deve ter de recompensa para abrir mão de algum consumo.

III. A mudança marginal que é um pequeno ajuste incremental em um plano de ação não revestido de racionalidade econômica.

IV. O incentivo que é algo que induz os indivíduos a agir, tal como a perspectiva de uma punição ou recompensa.

Está correto o que se afirma em:
Considere a elasticidade-preço da demanda e da oferta de um bem qualquer e as formas de incidência tributária na economia de um país:

I. Quando a oferta de um bem é mais elástica à variação do preço do que a demanda (preço-inelástica), a incidência tributária recai mais pesadamente sobre os produtores do que sobre os consumidores.

II. Quando a oferta de um bem é mais elástica à variação do preço do que a demanda (preço-inelástica), a incidência tributária recai mais pesadamente sobre os consumidores do que sobre os produtores.

III. Quando a demanda por um bem é mais elástica à variação do preço do que a oferta (preço-inelástica), a incidência tributária recai mais pesadamente sobre os consumidores do que sobre os produtores.

IV. Quando a demanda por um bem é mais elástica à variação do preço do que a oferta (preço-inelástica), a incidência tributária recai mais pesadamente sobre os produtores do que sobre os consumidores.

Está correto o que se afirma APENAS em
Considere que a condição de equilíbrio da relação Dívida Pública/PIB, seja igual a fórmula:

h = d . [(i - y) / (1 + y)] - s

Onde:

h = superávit primário do setor público, expresso como proporção do PIB
d = relação Dívida Pública/PIB
y = taxa de variação nominal do PIB
i = taxa nominal de juros
s = relação de senhoriagem/PIB

Essa fórmula indica que, em termos algébricos, o superávit primário como proporção do PIB, requerido para estabilizar a relação dívida/PIB, é uma função
De acordo com as contas do Balanço de Pagamentos, a Necessidade de Financiamento Externo - NFE é obtida por meio
Refere-se à Contabilidade Nacional:

I. O balanço de pagamentos, o qual registra o movimento financeiro externo de um país e suas relações com os demais países.

II. O orçamento público federal e também o orçamento público nos estados e municípios apresentam os dados relativos às receitas e despesas de cada um dos níveis de governo de um país.

III. As contas operacionais correspondem aos fatos geradores de recebimentos, deduzidas as transferências de recursos ao exterior. A conta de caixa registra o movimento dos meios de pagamento internacionais à disposição do país.

IV. As receitas da União, do Distrito Federal, Estados e Municípios são os impostos, as taxas e contribuições recebidos, descritos no Código Tributário Nacional - CTN e em leis Complementares. As despesas são todos os gastos públicos efetivamente pagos de conformidade com o previsto no orçamento público.

Está correto o que se afirma APENAS em