Filtrar


Questões por página:
O uso de detergentes contendo fosfatos inorgânicos (detergentes não bio-degradáveis) e a aplicação de fertilizantes na lavoura provocam o aporte de fosfatos dissolvidos em sistemas aquáticos causando problemas ambientais relacionados à poluição aquática.
Embora os fosfatos não apresentem toxicidade elevada, são excelentes nutrientes e favorecem a proliferação excessiva de algas e cianobactérias. Esse fenômeno é chamado eutrofização.
A esse respeito, assinale a afirmativa incorreta.
Os pontos de ebulição de 1-propanol e metoxietano são, respectivamente,97°C e 4,7°C.
Essa diferença de valores pode ser explicada pelas diferenças de estrutura molecular dos dois compostos e de forças intermoleculares que atuam em cada líquido.
A esse respeito, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.
( ) ligações dipolo-induzido que se manifestam entre moléculas de 1-propanol são responsáveis pelo seu alto ponto de ebulição. ( ) ligações de hidrogênio mantém unidas as moléculas de metoxietano e são responsáveis pelo baixo ponto de ebulição. ( ) o ponto de ebulição do 1-propanol é maior devido à ação de forças de van der Waals.
As afirmativas são, respectivamente,
SO2Cl2 sofre decomposição térmica em fase gasosa, formando SO2 e Cl2:
SO2Cl2 (g) → SO2 (g) + Cl2 (g)
A reação é conduzida em reator fechado, de 2,5L, contendo inicialmente 0,05 mol de SO2Cl2, a 600K. Dessa forma, a pressão inicial é de 1atm, totalmente devido ao reagente.
A reação segue cinética de primeira ordem, na qual o tempo de meia-vida, a 600K, é igual a 4,1h.
O tempo no qual a pressão total do sistema terá atingido um aumento de 87,5% é
Um reator foi carregado com 2,5 mols de etanol e 2,5 mols de ácido acético. A mistura foi levemente agitada e a reação de esterificação (ácido acético + etanol ⇆ acetato de etila + água) foi conduzida sob temperatura constante por tempo suficiente para que o sistema atingisse o equilíbrio.
Nesta temperatura, a constante de equilíbrio, Kc, vale 4.
O número de mols de acetato de etila presente no meio reacional após o equilíbrio ter sido atingido será, aproximadamente, igual a
O teor de nitrogênio total em uma amostra de biossólido foi determinado pelo método de Kjeldahl.
0,700g de amostra foi digerido e alcalinizado com excesso de solução de hidróxido de sódio. Após destilação, a amônia foi coletada em 25,00mL de solução de ácido sulfúrico 0,0750mol L–1. A titulação do excesso do ácido requereu 5,00mL de solução de hidróxido de sódio 0,1250 mol L–1.
[Dados: Massa molar do nitrogênio = 14 g mol–1.]
O teor de nitrogênio na amostra é de